segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ligue 180 realizou 400 mil atendimentos em 2009


Desde 2006, quando o Ligue 180 iniciou o seu funcionamento pleno, o número de ligações aumenta a cada ano. Isso se deve tanto a uma maior divulgação por parte do governo federal, através das campanhas, mas também de uma rede grande existente nos estados e municípios, que buscam divulgar este serviço de utilidade pública. Temos, por exemplo, de 2008 para 2009, aumento do número de atendimentos de 240 mil para cerca de 400 mil atendimentos. Portanto o 180 vem cada vez se constituindo mais como uma ferramenta importante no enfrentamento à violência contra as mulheres.

As pessoas ligam por diferentes razões, e para cada uma delas há um procedimento. Todas as atendentes são mulheres treinadas para que o acolhimento seja mais natural. Então, se as pessoas ligam, por exemplo, solicitando, relatando um caso de violência e dizendo que querem ser atendidas, que precisam de ajuda, a atendente tem uma lista com serviços existentes em todo o País - sejam serviços na esfera policial, do Judiciário, da Assistência Social. A atendente vai buscar qual o serviço mais próximo ao local de residência desta pessoa que ligou, ou então mais próximo de onde ela estiver.

Também é feito um trabalho de aconselhamento. Muitas vezes as mulheres ligam apenas para relatar o seu caso e ouvir alguma coisa. Então, as atendentes ouvem, registram e fazem aconselhamentos sobre todas as opções que aquela mulher tem.
Outra possibilidade são denúncias. Por exemplo, uma ligação denunciando uma movimentação estranha na casa de uma vizinha, e que desconfia que ela esteja presa, sofrendo cárcere privado. Nesse caso, acionamos uma emergência e comunicamos diretamente as autoridades policiais locais, para que possam fazer a investigação, se há efetivamente um caso de cárcere privado.

(Secom)

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