quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Gustavo Kuerten recebe Cruz do Mérito Desportivo em Brasília


Em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Esporte, Orlando Silva, entregou a Cruz do Mérito Desportivo ao ex-tenista Gustavo Kuerten, nesta quarta-feira (10), em Brasília. “Felizmente Guga é um dos grandes nomes do esporte brasileiro e internacional. É referência de comportamento e de conduta”, lembrou o ministro.

Essa é a maior honraria concedida pelo governo federal a um atleta brasileiro. A Ordem é dividida em dois níveis: a Medalha, que foi recebida pelo atleta em 2004, no retorno das Olimpíadas de Atenas, e a Cruz do Mérito Desportivo. O catarinense recebe agora a segunda parte da premiação.

“Aqui há muitas pessoas que me fizeram sonhar e me ajudaram a ser outra pessoa. É uma grande honra receber essa premiação, e me considero mais brasileiro do que já sou”, disse Gustavo Kuerten, ao agradecer a comenda. Ao lado da família e do técnico Larri, que o acompanha desde os treinos na infância, Guga agradeceu a presença de personalidades, entre elas parlamentares da bancada de Santa Catarina, integrantes da Federação Catarinense de Tênis, e de Carlos Henrique Custódio, presidente dos Correios, patrocinador do tênis no Brasil.

Guga destacou o apoio que vem recebendo do governo federal e desejou muita saúde ao presidente Lula. “Lula é um cara que nos ajuda bastante e que nos contagia com a alegria dele”. O ex-tenista elogio ainda a atuação do ministro Orlando Silva frente à Pasta.

Trajetória
A condecoração do tenista é o reconhecimento brasileiro ao melhor tenista sul-americano da história, que conquistou títulos em 13 países. Guga conquistou o mundo nas quadras e fora dela. No Brasil, ele foi eleito o melhor atleta do país em 1999, 2000 e 2001. Nas quadras de saibro, Gustavo Kuerten conquistou 71% das vitórias nas competições de que participou durante os 14 anos da sua carreira profissional, o que lhe valeu o título de Rei do Saibro.

Fora das quadras, Guga desenvolve um trabalho que tem o esporte como ferramenta de inclusão social. É o Instituto Guga Kuerten, fundado pelo atleta em 2000 e que já beneficiou 32 mil pessoas com deficiência.

(Ascom – Ministério do Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário