sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Comer coisas leves à noite é fundamental para não ter problemas na hora dormir


A geladeira pode ser uma tentação. Dentro dela estão uma infinidade de pequenas perdições que parecem chamar quem passa ao seu lado durante a novela, o jogo de futebol ou até mesmo depois de uma corridinha noturna. Além disso, quem resiste, após um longo e cansativo dia de trabalho, àquele jantar feito pela esposa ou pela mamãe.

Não leitor, a intenção não é te deixar com fome enquanto lê esta reportagem. O intuito é mostrar que o que você come antes de ir para cama pode influenciar de alguma forma no seu sono. “Alguns alimentos induzem a ´pegar no sono´. Banana, por exemplo, possui um aminoácido essencial chamado triptofano. Ele ajuda o corpo a produzir um neurotransmissor chamado serotonina, que possui inúmeras funções, dentre elas promover o sono”, explica Luís Ricardo de Souza Alves, nutricionista da clínica www.nutricaofacil.ntr.br, que completa.

“Carboidratos em geral também promovem a produção de serotonina e por isso que indivíduos que fazem a dieta da proteína (reduzem a quase zero a ingestão de carboidratos) podem ter insônia. Ingerir grande quantidade de comida antes de dormir também vai prejudicar o sono e pode promover outro problema, o refluxo, que é o retorno anormal do alimento que se encontra no estômago para o esôfago”, fala.

Nada de peso no estômago
Se você é daqueles que não resiste a uma pizza ou fritura de vez em quando, saiba que, caso elas sejam ingeridas no período que antecede a hora de ir para cama, a noite de descanso pode ser afetada, como explica a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero.

“Se a alimentação antes de dormir for ´pesada´, acaba prejudicando o processo digestivo, deslocando energia do organismo e dando maior trabalho ao sistema digestório, não dando assim chance do corpo descansar e buscar relaxamento cerebral que deseja para poder dormir”, explica.

Mas quais podem ser considerados os famosos “alimentos pesados”? Além da pizza já citada, alguns tipos de massas e carnes estão neste cardápio. “Pizzas, lasanhas, macarrão com molhos muito calóricos, carnes gordas (picanha, cupim, bife a milanesa etc), frituras (pastel, batata frita, etc) são alguns desses alimentos. Uma grande quantidade de comida ingerida também deve ser evitada, mesmo que sejam saudáveis, pois podem promover o refluxo, já que a própria ação da gravidade pode fazer o alimento que está no estômago voltar para o esôfago”, afirma Luís.

As melhores opções
Se você não quer correr o risco de dormir com o estômago pesado e ter uma noite de sono inquieta alimentos leves e de fácil digestão são a melhor pedida. O nutricionista Luís Ricardo lista alguns pratos que melhor caem no período noturno.

“Arroz (branco ou integral), macarrão com molho vermelho, batata cozida, torradas com requeijão ou queijos brancos, pão integral, iogurtes, coalhada, frutas, carnes magras (sem grandes quantidades de gordura) etc, são boas opções, contanto que sejam ingeridas pelo menos uma hora antes de dormir e que não sejam em grande quantidade”, finaliza.

(Revista O2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário