segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Isabel Clark se coloca como candidata à medalha em Vancouver


Isabel Clark Ribeiro entrou para a história do esporte do Brasil ao ser nona colocada do snowboard em Turim 2006, no melhor resultado do país em uma Olimpíada de Inverno. Quatro anos mais experiente, ela agora quer mais e se coloca como candidata a uma medalha nos Jogos de Vancouver.

Para quem viu a neve pela primeira vez aos 18 anos, depois de surfar em todas as praias do Rio de Janeiro, a carioca poderia ser considerada a pessoa menos provável para subir ao pódio no Canadá. Porém, é justamente nisso que a atleta, 33 anos, vê sua vantagem.

Para ela, o fato de não estar no centro das atenções da mídia permite que possa estudar cuidadosamente a estratégia de suas adversárias. Isso é algo importante especialmente no snowboard cross, a disciplina mais complexa desse esporte, que é disputado pela segunda vez numa Olimpíada depois de Turim.

E com essa tática Isabel foi longe em menos de uma década como profissional. Tanto que, em Vancouver, muita gente acredita que tem possibilidades de conseguir a primeira medalha do Brasil nos esportes de inverno. "Seria um sonho lindo", afirma Isabel.

A pedido da AFP, a brasileira recorda como foi seu primeiro contato com a neve e o snowboard - ocorreu em 1994, quando foi visitar seu irmão que morava na Califórnia. "Eu tinha 18 anos e junto com ele e outros amigos fomos a Big Bear (cadeia montanhosa do sul do estado), onde me ensinaram a ficar em cima da prancha. Foi muito divertido e, desde então, me apaixonei pelo esporte. Tenho outras três irmãs e todas praticam snowboard", diz.

Há quatro anos, na Itália, Clark era uma desconhecida no mundo do esporte. Mesmo assim, conseguiu se classificar em nono entre as 23 competidoras, a maioria com mais experiência do que ela nessa modalidade.

Agora, com 75 corridas na Copa do Mundo depois de debutar no circuito em 2000, a atleta sente que o pódio não está tão distante quanto estava em Turim. "Eu me preparei muito e tenho a experiência dos Jogos Olímpicos e toda uma temporada completa no circuito mundial", afirma.

Sete vezes campeã do Brasil, cinco vezes sul-americana, a esportista ficou mais marcada em seu próprio país por ter carregado a bandeira brasileira na cerimônia de abertura de dois Jogos Olímpicos.

"Quando voltei ao Brasil depois dos Jogos de Turim, me dei conta que muita gente em meu país me conhecia só por ter carregado a bandeira da delegação, mas não sabia nada sobre o que eu já havia conseguido", diz.

Isabel Clark Ribeiro começa sua participação no torneio de snowboard cross na próxima terça-feira, quando forem realizadas as classificações no Cypress Hill, oeste de Vancouver.

(AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário