sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Ouro olímpico da Rio 2016 faz Segundo Tempo disseminar rúgbi e projetar inclusão do golfe
O rúgbi é um esporte coletivo, de intenso contato físico e o segundo mais popular do mundo, perdendo apenas para o futebol. Mas agora a modalidade, pouco praticada no Brasil embora tenha começado a ser jogada regularmente em 1925, passa a contar com um novo aliado: o Segundo Tempo. Desenvolvido em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Pra Frente Brasil, o programa de inclusão social do Ministério do Esporte começa a contemplar esta semana 2 mil estudantes carentes em Jaguariúna, São Paulo.
A iniciativa pioneira da organização Pra Frente Brasil atendeu, em maio do ano passado, 400 crianças no núcleo do Parque Florianópolis, um dos 20 do município. “A demanda por esse esporte foi tão grande que optamos por ampliar o atendimento a todos os núcleos do Segundo Tempo em Jaguariúna”, revela Karina Valéria, presidente da entidade.
O rúgbi e o golfe não eram esportes olímpicos. Somente a partir da última edição dos Jogos de Pequim, na China, em 2009, as duas modalidades passaram a fazer parte das Olimpíadas. Esse fato, respaldado pela vitória do Brasil na conquista da sede dos próximos jogos, em 2016, no Rio de Janeiro, foi o grande motivador da diversificação da oferta de esportes nos núcleos do Programa Segundo Tempo de Jaguariúna, distribuídos em oito espaços físicos. “A nossa próxima ação será a inclusão do golfe em todos esses núcleos, a partir do segundo semestre”, anunciou Karina.
Para iniciar o processo de disseminação do rúgbi, o Segundo Tempo promoveu a capacitação de 11 coordenadores de núcleo e técnicos na última sexta-feira, 19. Na habilitação, realizada no Parque Serra Dourada, foram abordados diversos temas relativos ao esporte, como a aplicação de regras e metodologia de aprendizagem, diferentes formas de trabalhar a modalidade, aspectos cognitivos, motores e afetivos. “Os participantes ainda conheceram a dinâmica que permite a aplicação da modalidade em todos os locais”, explica o coordenador técnico Wagner Palmieri.
(Ascom - Ministério do Esporte)
Aprovado pedido de impeachment de Arruda
A Comissão Especial da Câmara Legislativa do Distrito Federal, formada por cinco deputados, aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (26), o parecer favorável do deputado Chico Leite (PT) que pede, em quatro processos, o impeachment do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), acusado de comandar um esquema de distribuição de propina revelado durante a Operação Caixa de Pandora, em 27 novembro do ano passado.
Agora, o parecer será enviado ao plenário da Casa na terça-feira (2), que aceita ou não o pedido. Se aprovado, o governador afastado terá 20 dias para se defender. A defesa volta para a comissão especial, que julga o mérito. No caso de ela aceitar o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Arruda é afastado por 120 dias. Depois disso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final. A procuradoria da Câmara deve soltar um parecer sobre quando Arruda pode ou não mais renunciar.
José Roberto Arruda está preso na superintendência da Polícia Federal desde o dia 11 de fevereiro por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), acusado de tentar subornar uma testemunha do caso. O vice-governador, Paulo Octávio, que assumiu o cargo interinamente, renunciou na tarde de terça-feira (23). Com a renúncia, o cargo de governador interino do Distrito Federal foi assumido pelo presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima.
A comissão também decidiu arquivar os pedidos contra o ex-vice-governador Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM), já que ele renunciou ao cargo.
(G1)
Marcadores:
Arruda,
Brasil,
cassação,
DEM,
DF,
impeachment,
José Arruda,
Partido dos Democratas
Brasileira volta a encarar montanha de neve em Vancouver
Maya Harrisson ainda tem uma competição na Olimpíada de Vancouver: nesta sexta-feira (26), estará na montanha da subsede Whistler, para a descida do slalom, uma das modalidades do esqui alpino. A prova começa às 15h (horário de Brasília).
Na semana que vem, já estará de volta a Genebra para o aniversário de 18 anos na quarta-feira (3). É na Europa que a brasileira nascida no Rio de Janeiro – e que mora com a família na Suíça – seguirá sua preparação para a Olimpíada de Inverno de Sochi-2014 (Rússia).
A esquiadora prefere o slalom gigante, disputado na quarta-feira (24). Maya não terminou o percurso e ficou chateada. Só percebeu depois que poderia ter continuado na prova após um erro.
- Errei uma “porta” (sinalizada por bandeirinha), mas tinha condições de refazê-la. Na hora, não percebi. Se tivesse voltado, meu tempo não seria bom, mas teria a chance de participar da segunda descida.
Maya diz preferir o slalom gigante, modalidade onde se sente mais segura. Mas vai tentar se superar no slalom desta sexta-feira (26).
As duas provas são parecidas, mas o slalom tem percurso mais curto, que exige menos velocidade e mais técnica.
Maya foi a mais jovem participante do Mundial de Esqui Alpino disputado em Val d’Isère, França, em 2009. Foi lá que estabeleceu a melhor marca brasileira, entre homens e mulheres, desde a primeira participação do país em Mundiais – em Portillo-1966.
Dos brasileiros na Olimpíada de Vancouver, Jhonatan Longhi também participa do slalom. A competição masculina será no sábado (27), véspera do encerramento da Olimpíada.
Foto divulgação
(R7)
Marcadores:
Brasil,
campeão olímpico,
Maya Harrison,
Olimpíadas de Inverno,
slalom gigante,
Vancouver
STJ aceita liberar Arruda em troca de renúncia no DF
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) aceita libertar José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) em troca da renúncia dele ao governo do Distrito Federal. Na avaliação dos juízes, por ter ficado preso durante duas semanas, o governador não ameaça mais as investigações e não tem como obstruir o inquérito da operação Caixa de Pandora, que investiga um esquema de pagamento de propina no DF. O que o STJ não aceita é que Arruda se mantenha apenas como "governador licenciado até o fim das investigações", como querem os advogados.
Preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, Arruda negocia renunciar ao mandato e pedir a soltura diretamente ao ministro Fernando Gonçalves, do STJ, relator do inquérito do "mensalão do DEM". O ministro, em caso de renúncia, relaxaria a prisão do governador, descartando o julgamento de habeas corpus no STF (Supremo Tribunal Federal).
Licenciado apenas, ele mantém poder político para barganhar com os aliados na Câmara Legislativa do DF uma possível volta ao poder. Renunciando, Arruda apressa a soltura e não precisa mais esperar pelo julgamento do habeas corpus na Corte. Arruda foi preso porque obstruiu as investigações da operação Caixa de Pandora. Como governador, mobilizou recursos e pessoal do governo do DF para subornar uma testemunha. Ele nega as acusações.
A negociação ocorre há mais de uma semana. Ontem, o advogado de Arruda, Nélio Machado, anunciou que o governador afastado não voltará mais ao governo. Inicialmente, adotou o discurso de que ele assumiria o compromisso de ficar licenciado - se fosse colocado em liberdade pela Justiça.
A comissão especial da Câmara do DF deve votar nesta sexta-feira (26) o relatório do deputado Chico Leite (PT) sobre os pedidos de impeachment de Arruda. Com a prisão do governador, o vice, Paulo Octávio, assumiu o cargo. Isolado, ele renunciou na última terça-feira. O presidente da Câmara Legislativa do DF, Wilson Lima, é o novo governador interino.
Na última quinta-feira, a Comissão de Ética da Câmara aceitou abrir processos de cassação contra três deputados envolvidos nos escândalos de corrupção investigado pela operação Caixa de Pandora. Os processos na Câmara Legislativa podem resultar na cassação dos deputados e torná-los inelegíveis por oito anos, mas caso renunciem ao cargo antes de serem notificados, escapam da cassação.
Marcadores:
Arruda,
Brasil,
brasília,
comissão de ética da câmara,
DF,
impeachment,
José Arruda,
operação caixa de pandora
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Coritiba promove jogo da paz na volta ao Couto
O jogo que marca o retorno do Coritiba ao estádio Couto Pereira, no domingo, diante do Nacional pela décima rodada do Campeonato Paranaense, será marcado pelo lançamento de uma campanha que, além de difundir o orgulho torcedor coxa-branca, visa fortalecer o vínculo do sócio com o clube e promover a paz no futebol.
Com o slogam, “sou COXA com muito orgulho”, o Coritiba procura resgatar a estima do torcedor coxa-branca, que foi o principal prejudicado com a confusão das “organizadas” no fim do ano passado. “A punição que nos foi aplicada diz respeito a mandos de campo em campeonato brasileiro, mas por questões diversas já ficamos cinco jogos sem poder atuar em casa. Agora é hora de trazer nosso associado para ajudar a fortalecer nossa imagem”, diz o vice-presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade.
O Coritiba foi o primeiro clube do país a proibir o acesso de torcedores com qualquer roupa, faixas ou adereços que identifique torcida organizada no estádio e também proibiu o acesso dos torcedores envolvidos na confusão do ano passado e indiciados pela polícia.
Através de seu site oficial e de diversas outras mídias, o Coritiba convocou sua torcida para ir ao jogo de branco e distribuirá adesivos com a logomarca da nova campanha: “sou COXA com muito orgulho”, texto que estará escrito dentro de um coração verde.
Participam da campanha ex-jogadores como o goleiro Jairo, Dirceu Krügger, Pachequinho e Reginaldo Nascimento. “Vamos ter a participação de atletas que já pararam de jogar, vamos ter outros formados nas categorias de base do Coritiba e que atuam na Europa e também a participação do nosso sócio que é a razão de ser do Clube”, explica Roberto Pinto, gerente de marketing do Coritiba.
Roberto antecipou que o time jogará com uniforme branco com a logomarca da campanha na manga. “Serão peças exclusivas e no intervalo do jogo vamos sortear camisas usadas no primeiro tempo entre os sócios presentes no estádio”, concluiu.
Foto: Marlete T. Souza
(Assessoria de Comunicação do Coritiba F.C.)
Marcadores:
Brasil,
Coritba Footbal Clube,
Curitiba,
Futebol,
Torcida organizada,
violência no futebol
Câmara do DF abre inquérito contra três e poupa cinco deputados ligados ao mensalão do DEM
A Comissão de Ética da Câmara Legislativa do Distrito Federal aceitou a abertura de três dos oito processos de cassação de deputados envolvidos nos escândalos de corrupção da operação Caixa de Pandora. No entanto, a comissão poupou cinco deputados da investigação sobre ligação com o mensalão do DEM.
Serão investigados os deputados Leonardo Prudente (ex-DEM, sem partido), cujo relator do processo será o deputado Batista das Cooperativas (PRP), a deputada Eurides Brito (PMDB), que será relatada por Bispo Renato (PR), e o deputado Júnior Brunelli (PSC), que terá como relatora a deputada Érika Kokay (PT).
A abertura dos inquéritos pode provocar a cassação dos mandatos dos deputados. Todos se defendem das acusações e negam irregularidade. Os três deputados têm até a notificação para renunciar ao mandato sem correrem o risco de perder os direitos políticos por cinco anos.
Foi negada pela comissão a abertura de processo contra o atual presidente da Casa, deputado Cabo Patrício (PT) por ter supostamente favorecido empresas dos filhos do presidente anterior, Leonardo Prudente, em um projeto de lei. Os deputados consideraram que o projeto dele tratava de artigos de outras leis já aprovadas e não teria condição de favorecer diretamente nenhum interesse pessoal.
Foram interrompidos os processos contra Rogério Ulysses (sem partido), Benedito Domingos (PP), Roney Nemer (PMDB), Benício Tavares (PMDB) e Aylton Gomes (PR). De acordo com a comissão, faltam provas para que os processos contra eles sigam adiante.
Os relatórios devem ser entregues em até 30 dias, quando a comissão irá votar a cassação dos mandados. Caso sejam aprovados, a votação segue para o plenário da Câmara Legislativa. Os três deputados podem se livrar dos processos se renunciarem ao cargo antes de serem notificados.
Foto: Celso Júnior
(R7)
Marcadores:
Arruda,
Bispo Renato,
campanha de prevenção,
DEM,
DF,
Eurides Brito,
impeachment,
José Arruda,
Júnior Brunelli,
leonardo prudente,
operação caixa de pandora,
PMDB,
PRP,
PSC
O presidente Lula sobrevoa Porto Príncipe e deve anunciar mais ajuda ao Haiti
O presidente Lula sobrevoou na tarde desta quinta-feira (25) a capital do Haiti, destruída por um terremoto no último dia 12 de outubro.
Lula chegou ao país para afirmar o compromisso do Brasil com a reconstrução do Haiti. A expectativa é que o presidente anuncie o financiamento de uma hidrelétrica. Outros acordos e um pacote com mais ajuda são esperados.
Lula quer fortalecer governo haitiano
Além das ações emergenciais, o Brasil está empenhado em uma série de projetos no Haiti, que incluem a construção de uma hidrelétrica (Artibonite 4), de escolas e de cisternas, além da concessão de bolsas de estudo.
- É necessário fortalecer o governo eleito democraticamente no Haiti (...) todos estão governando o Haiti salvo o presidente eleito democraticamente.
Após a reunião com Préval e Bellerive, Lula partirá com destino a El Salvador, próxima etapa viagem à América Central e ao Caribe.
Foto: Presidência da República
(R7)
Marcadores:
Brasil,
Haiti,
Luiz Inácio da Silva,
Lula,
terremoto
Arruda aceita ficar afastado do governo, diz defesa
O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), não pretende voltar ao governo se for libertado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e aceita assumir, por carta, o compromisso de ficar licenciado do poder até o fim das investigações sobre o chamado "Mensalão do DEM". A informação foi passada hoje pelo advogado de Arruda, Nélio Machado.
O compromisso de se manter afastado seria uma das cartas na manga para a defesa de Arruda conseguir convencer os ministros do STF a conceder o habeas-corpus a favor do governador. Os advogados alegariam que Arruda, fora da cadeia, não teria como usar o cargo para atrapalhar as investigações, fato que motivou sua prisão. "Isso está decidido, ele não volta mais ao governo", afirmou Machado.
O movimento de anunciar o compromisso de permanecer afastado até o fim das investigações ainda está sendo decidido, informou o advogado. Pode ocorrer durante o julgamento do habeas ou dias antes. "Tem o plano jurídico e político. Poderia ser uma carta para a Câmara e uma petição da defesa na Justiça, por exemplo. É um compromisso. Não posso dizer ao tribunal que farei uma coisa e depois fazer outra", explicou. "Parece lógico que ele, afastado do governo, não influenciaria nas investigações."
Machado admite que Arruda poderia ficar fora do governo até dezembro, quando encerra seu mandato. "O prazo é aleatório e pode esgotar o mandato. Paciência", disse. O julgamento do habeas-corpus no STF deveria ter ocorrido ontem, mas a defesa de Arruda pediu o adiamento da sessão.
(Agência Estado)
Marcadores:
Arruda,
Brasil,
brasília,
cassação,
DF,
impeachment,
José Arruda,
operação caixa de pandora
Adultos de 30 a 39 anos serão vacinados contra gripe A a partir de 8 de março
O Ministério da Saúde anunciou hoje (25) que adultos saudáveis com idade entre 30 e 39 anos também vão receber a vacina contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. A campanha de imunização começa no dia 8 de março e inclui ainda profissionais de saúde da rede de atenção básica e envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos, jovens de 20 a 29 anos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes, obesidade, asma e cardiopatias).
De acordo com a pasta, a ampliação do público-alvo a ser imunizado antes do início do próximo inverno, em junho, representa um aumento de 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões. Para a compra das novas doses, foram destinados R$ 300 milhões, liberados por medida provisória.
"Em novembro, quando fizemos a compra da vacina, houve um aumento de oferta no mercado internacional. Sobrou vacina e pudemos ter acesso a um número de doses maior", explicou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. "Vamos ter estoque estratégico, monitorando o que vai acontecer durante o processo para tomar outras medidas", acrescentou.
A definição da nova faixa etária, segundo o ministério, considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes, além dos que já haviam sido priorizados. A expectativa é imunizar 91 milhões de pessoas contra a doença. Parte das 113 milhões de doses será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno no país.
Confira o calendário de vacinação:
Profissionais de saúde e indígenas 8 de março a 19 de março
Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos
22 de março a 2 de abril
Jovens de 20 a 29 anos 5 de abril a 23 de abril
Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas 24 de abril a 7 de maio
Pessoas de 30 a 39 anos 10 de maio a 21 de maio
(Agência Brasil)
Marcadores:
Brasil,
Gripe,
Gripe Suína,
H1N1,
Ministério da Saúde,
Vacinação
Tecnologia nas Olimpíadas de 2016
A produção e o desenvolvimento de ciência e tecnologia das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016 ficarão sob responsabilidade do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT), contribuindo com sua principal matéria-prima.
Inicialmente o LNCC integra o projeto de banco de dados olímpico, que tem como objetivo desenvolver um software, que permite mais eficiência na gerência e análise de dados obtidos dos atletas nos treinamentos e competições. Serão utilizados, basicamente, dados bioquímicos de mediações cardiovasculares e de resultados das atividades dos competidores.
Porém, as contribuições do laboratório devem ser mais abrangentes. Centros de pesquisas do LNCC possuem a capacidade e tecnologia para ajudar o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), garantindo o sucesso dos jogos no Brasil. Entre as áreas estão: Bioinformática, Medicina Assistida Por Computação Científica e Modelagem Computacional, além do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad). Esse sistema facilita o trabalho com grande volume de dados, fundamental em eventos do porte de uma olimpíada.
O Laboratório Olímpico será o maior centro de Ciência do Esporte em toda a América Latina, fornecendo ao esporte brasileiro grande oportunidade para preparar e acompanhar os atletas nacionais. Esse projeto só é possível devido a uma parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Comitê Olímpico Brasileiro, o LNCC, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), a Rede Cenesp e seis universidades.
(Agência Brasil)
Dunga visita a concentração que a seleção usará na Copa do Mundo
O técnico Dunga esteve na manhã desta quinta-feira no Hotel Fairway, em Joanesburgo, onde o Brasil ficará concentrado durante a Copa. Foi a terceira visita dele ao local desde dezembro e uma nova está programada para acontecer em 20 dias. Dunga está acompanhando de perto as obras, que só devem ficar prontas na metade de maio, cerca de duas semanas antes da chegada da seleção. Ele entrou e saiu do hotel sem dar entrevistas, fez questão apenas de dar bom dia aos jornalistas.
- Bom dia. Pra vocês não dizerem que eu nunca dou bom dia - ironizou, ao encontrar a imprensa na entrada do hotel.
Ele estava ao lado do assistente-técnico Jorginho e do supervisor Américo Faria. Por quase duas horas, Dunga ficou reunido com a direção do hotel. Uma das principais exigências do treinador é que a área reservada para a seleção seja totalmente isolada e que ninguém, da rua ou do complexo de golfe onde está o hotel, consiga enxergar as dependências.
Esta foi a última atividade do treinador brasileiro nesta passagem de quatro dias pela África do Sul. À noite ele embarca para Londres onde na próxima terça-feira o Brasil faz um amistoso contra a Irlanda.
Marcadores:
África,
Copa 2010,
Dunga,
Futebol,
Joanesburgo,
Seleção Brasileira de Futebol,
técnico,
World Cup 2010
Banco do Brasil fecha 2009 com lucro de R$ 10 bilhões
O Banco do Brasil encerrou o ano passado com lucro líquido de R$ 10,148 bilhões, resultado 15,3% superior ao registrado no ano anterior. Desconsiderados os efeitos extraordinários, o lucro recorrente atingiu R$ 8.506 milhões, 27,2% acima do resultado recorrente de 2008 “O resultado recorrente do ano foi influenciado pelo montante de R$ 3.030 milhões resultado da atualização dos ativos e passivos atuariais do Plano de Aposentadoria e Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ)”, diz o banco em nota
Os ativos totais do banco alcançaram R$ 708,549 bilhões ao final de 2009, crescimento de 3,3% no trimestre e de 35,9% em relação ao total de ativos de 2008. O resultado mantém o BB na liderança entre os bancos brasileiros: o Itaú-Unibanco, segundo maior banco, fechou o ano com R$ 608,3 bilhões em ativos.
Carteira de crédito
Ao fim de dezembro, a carteira de crédito total estava em R$ 300,829 bilhões, uma evolução de 33,8% em 12 meses. "O crédito às pessoas físicas expandiu 88,1% em 12 meses e atingiu R$ 91,8 bilhões. Esse montante representa mais de 30% da carteira de crédito total do banco, contra os 21,7% no ano passado. Entre as linhas de crédito ao consumo, o crédito consignado atingiu R$ 36,5 bilhões", destacou a instituição.
No segmento pessoas jurídicas, a carteira de crédito somava R$ 125,336 bilhões ao fim de 2009, uma expansão de 29% em 12 meses.
Quarto trimestre
O quarto trimestre de 2009 significou para o Banco do Brasil um lucro líquido de R$ 4,155 bilhões, com alta de 41,1% em relação aos R$ 2,944 bilhões somados um ano antes.
Sem efeitos extraordinários, o lucro registrado entre outubro e dezembro do ano passado correspondeu a R$ 1,819 bilhão, excedendo em 11,9% o R$ 1,626 bilhão do trimestre final de 2008. No calendário todo, o lucro subiu 27,2%, para R$ 8,506 bilhões, em comparação aos R$ 6,685 bilhões somados em 2008.
(Valor Online )
Em visita a Cuba, Lula se encontra com Fidel Castro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com Fidel Castro, ex-líder cubano na tarde desta quarta-feira, durante visita oficial a Cuba. O encontro também teve a presença do irmão de Fidel e atual presidente Raúl Castro e o ministro da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República, Franklin Martins.
Segundo relato de Lula a assessores, Fidel parece "recuperado" e "excepcionalmente bem", uma situação bem diferente da vista no último encontro, em outubro de 2008, quando Fidel estava em uma casa de repouso.
A visita de Lula é a última viagem oficial do presidente à ilha caribenha durante seu mandato. Juntamente com Raúl, Lula visitou o Porto de Mariel, a 50 quilômetros de Havana, para vistoriar obras que serão financiadas pelo Brasil.
Em 3 de março, Lula terá outro importante encontro internacional. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciou nesta quarta-feira que se reunirá com o presidente em Brasília. Será a primeira viagem de Clinton pela América Latina desde que assumiu o cargo.
Foto: Ricardo Stuckert
(Agência Bom Dia)
Marcadores:
Brasil,
Cuba,
Fidel Castro,
Luiz Inácio da Silva,
Lula
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
A Copa do Mundo 2014 transformará o País em um canteiro de obras afirma ministro
"O Brasil será um grande canteiro de obras nos próximos anos". A frase é do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que profere palestra na tarde desta quarta-feira (24) no Automóvel Clube, em evento da Associação Comercial de Minas Gerais.
Além de garantir a manutenção do fortalecimento do mercado interno, com a continuidade de oferta de crédito, o ministro destacou que a Copa do Mundo de 2014 movimentará o setor da construção civil no Brasil.
Mantega assegurou que, apesar de o ano ser eleitoral, o governo deve blindar a economia. "Estamos aumentando o superávit primário. Por ser ano eleitoral, não é preciso segurar investimento. Esse é um compromisso que assumimos. Não teremos um comportamento, do ponto de vista econômico, diferente, por ser ano eleitoral. É importante manter o clima de confiança porque será bom para todos brasileiros".
O ministro falou também da abertura de capital da Petrobras, operação que, segundo ele, movimentará US$ 50 bilhões. "Será a maior abertura de capital da história do capitalismo".
A garantia de manter a inflação baixa nos proximos anos foi elemento citado pelo ministro, assim como a expectativa de manter uma "equação perfeita" em 2010, com o PIB de 5% e investimentos no patamar de 16%. O presidente em exercício, José Alencar está no mesmo evento que Mantega e também proferiu discurso.
(R7)
Marcadores:
Brasil,
Construção civil,
Copa 2014,
Futebol,
Guido Mantega,
ministro,
Ministro da Fazenda
Concursos públicos somam 208 mil vagas pelo país
Concurseiros podem celebrar. Concursos públicos com inscrições abertas ou edital publicado oferecem 208.771 vagas por todo o Brasil.
Só em um processo seletivo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) são 191.972 oportunidades de trabalhar como recenseador.
As vagas, neste caso, são temporárias, e as inscrições vão começar nesta sexta-feira (26). Só é necessário ter nível fundamental para concorrer.
O edital pode ser acessado no http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/ibge0110/ibge0110.html. O prazo de cadastro vai até 4 de abril, e o salário depende da produtividade do funcionário.
Maiores salários
Os maiores salários são para os cargos com nível superior em direito, como no TRF-3 (Tribunal Regional Federal da Terceira Região), que inclui São Paulo e Mato Grosso do Sul. O salário é de R$ 20.953.
Para concorrer às 39 vagas abertas, é obrigatório ter bacharelado em direito, com três anos de experiência comprovada e pagar taxa de R$ 160. As inscrições vão até a próxima sexta-feira (26).
A taxa de R$ 135 pode ser paga em qualquer agência bancária. Vale lembrar que as provas vão ser aplicadas em 27 e 28 de março.
Marcadores:
Brasil,
concurso,
concusos público,
IBGE,
inscrições
Lula inaugura obras financiadas pelo Brasil em Cuba
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta quarta-feira (24) as obras do porto cubano de Mariel, uma remodelação financiada pelo Brasil para ilustrar sua aliança estratégica com a ilha de governo comunista.
O presidente brasileiro e Raúl Castro começaram a jornada inaugurando as obras de Mariel, um porto situado 50 km a oeste de Havana, que o Brasil quer converter num moderno terminal de contêineres, disse um integrante da delegação.
O governo brasileiro financiará com cerca de R$ 820 milhões (US$ 450 milhões) a modernização das estradas, vias ferroviárias e depósitos de Mariel, famoso porque de plataformas partiu em 1980 um grupo de exilados para os Estados Unidos.
Maior economia da América Latina, o Brasil se converteu em um importante parceiro de Cuba.
Embora o intercâmbio comercial tenha sido de escassos R$ 600 milhões (US$ 330 milhões) em 2009, Lula aprovou créditos comerciais que encherão as lojas com produtos brasileiros, apesar da crise de liquidez na ilha, e financiou projetos de infraestrutura, como o de Mariel.
Lula e Raúl Castro falarão sobre esses e outros projetos durante uma reunião. Cuba e Brasil também preveem firmar acordos nas áreas de saúde, tecnologia e agricultura.
(Reuters)
Marcadores:
Brasil,
Cuba,
Fidel Castro,
financiamento,
havana,
Luiz Inácio da Silva,
Lula
DEM do Distrito Federal decide por dissolução do diretório regional
O Democratas (DEM) decidiu nesta quarta-feira pela autodissolução do diretório regional do Distrito Federal. O presidente regional do partido, Osório Adriano, disse que se antecipou à provável solução que a Executiva Nacional daria ao caso. O senador Marco Maciel ficará responsável pela reestruturação do partido no DF.
A recomendação de que todos os filiados deixem o governo distrital está mantida e o secretário de Transportes, Alberto Fraga, que vinha se manifestando contrário à determinação disse que irá cumpri-la. Pediu apenas o prazo de uma semana para deixar a pasta. "Estou demissionário", disse.
Entenda o caso Arruda
O mensalão do DEM, cujos vídeos foram divulgados no final do ano passado, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.
O governador José Roberto Arruda aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em pronunciamento oficial, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados".
As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.
(Terra)
Marcadores:
Brasil,
brasília,
cassação,
crime eleitoral,
DEM,
eleições,
impeachment,
José Arruda,
operação caixa de pandora,
Partido dos Democratas
O sonho do surf em busca das Olimpíadas
A origem do surf é antiga. Há mais de dois mil anos atrás, habitantes do Sudeste asiático (polinésios) iniciaram sua expansão pelas pequenas ilhas que pontilham o Pacífico Sul, desenvolvendo uma estreita relação com o oceano.
O tempo passou, o surf cresceu e se tornou um esporte global praticado em mais de 100 países. Estima-se hoje que 25 milhões de pessoas de todas as idades, classes sociais, raças, religiões e gêneros pratiquem o esporte.
Segundo a International Surfing Association (ISA), esse é um número de praticantes bastante superior ao da maioria dos esportes olímpicos. Pai do skate, windsurf, snowboard, kitesurf, wakeboard e de todos os esportes radicais praticados com pranchas, o surf conta com enorme prestígio e popularidade entre os jovens de todo o planeta.
Pesquisas mostram que oito em cada dez jovens já pensaram em praticar o esporte, sendo que dez em cada dez consomem a moda surf efetivamente. E os números do segmento reforçam as pesquisas: esta indústria movimenta anualmente mais de 7 bilhões de euros (10 bilhões de dólares americanos).
De acordo com os critérios do COI (Comitê Olímpico Internacional), o surf é considerado uma modalidade totalmente nova, e sua inclusão como esporte olímpico infelizmente é um tanto complexa, em função dos limites estabelecidos pelo próprio comitê.
O Brasil já venceu inúmeras competições relevantes, embora ainda não tenha conquistado seu primeiro título na divisão de elite, o World Championship Tour. Mas já podemos sonhar em ver o paulista Adriano de Souza, um dos melhores surfistas brasileiros da história, e também um dos maiores surfistas do planeta na atualidade, como um campeão mundial.
Segundo Fernando Aguerre, 15 anos à frente da ISA, as piscinas com ondas – que vêm sendo produzidas mundialmente por pelo menos cinco grandes empresas e com tecnologias cada vez mais avançadas – já proporcionam ondas padronizadas de excelente qualidade. O que possibilitaria a exclusão do fator sorte nas competições, tornando a disputa mais técnica, em sintonia com os critérios do COI. Os quais avaliam o esporte, sobretudo, em função de sua capacidade em despertar maior audiência na mídia televisiva.
(Waves)
Câmara de SP aprova lei que obriga fim dos jogos até as 23h15, projeto terá segunda votação
Uma questão polêmica nos últimos anos, o horário das partidas de futebol de meio de semana virou alvo de um projeto de lei na Câmara Municipal de São Paulo. Em primeira votação, foi aprovado o projeto para que as competições desportivas na cidade sejam encerradas até as 23h15, segundo o diário Lance.
Uma das modalidades mais afetadas seria justamente o futebol, já que de acordo com os direitos de transmissão entre Rede Globo e Federação Paulista de Futebol, as partidas que são passadas na televisão às quartas-feiras acontecem às 21h50, sendo encerradas quase à meia-noite.
Para que seja sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab, o projeto de lei ainda passará por votação em plenário, o que deve acontecer em 15 dias. Depois disso, o prefeito tem um prazo de dois meses para regulamentar ou vetar a lei.
O projeto foi elaborado em 2006 e analisado pela última vez em 2007, antes desta primeira votação. Os autores são os vereadores Antonio Goulart (PMDB) e Agnaldo Timóteo (PR).
“O apelo popular para a mudança é grande”, defende Goulart, em entrevista ao Lance. “As pessoas sofrem de várias maneiras. Uns não têm condução para voltar para casa. Outros, que vivem perto do estádio, têm de conviver com barulho até tarde.”
Segundo Goulart, a ideia inicial era limitar o horário de início de jogo. Mas, com os atrasos que podem ser sofridos, os vereadores preferiram fixar um horário para o fim dos eventos esportivos.
Questionado sobre os transtornos com a TV, quanto aos jogos de futebol às quartas-feiras, Goulart não mostrou preocupação. “Não me importo com isso. Hoje quem manda é a Globo. Mas tem de respeitar os torcedores”, afirmou o vereador do PMDB.
A Federação Paulista de Futebol e a TV Globo não comentaram o projeto de lei. A federação é quem terá de pagar multa em caso de desobedecimento da lei, caso seu projeto seja aprovado em São Paulo. O valor estimado é de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
(Uol Esporte)
Marcadores:
Brasil,
Futebol,
jogos de futebol,
legislação
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Ministro enfatiza planejamento da Copa 2014 em encontro do Sistema Confea/CREA
“A execução de obras públicas e a Copa do Mundo de 2014 no Brasil” foi o tema do painel de que participou o ministro do Esporte, Orlando Silva, durante o 5º Encontro de Lideranças do Sistema Confea/CREA e Mútua, realizado nesta terça-feira (23), em Brasília. O ministro destacou a necessidade de se conciliar agilidade, qualidade e controle para que se cumpra o cronograma acordado com a Fifa. “A Copa do Mundo volta a ser realizada na América do Sul após 36 anos. Para concretizá-la, um complexo plano de atividades deve ser seguido rigorosamente”.
Segundo Orlando Silva, o país deve enfrentar desafios importantes, como a coordenação dos 11 estados, do Distrito Federal, prefeituras, órgãos federais e instituições privadas, com a seleção eficiente de investimentos em obras que deixem legados. Outro ponto-chave é o monitoramento sobre a execução dos projetos no prazo e dentro dos orçamentos. “O esforço de se assinar a Matriz de Responsabilidades entre as três esferas de governo já é uma forma de monitoramento”, afirmou.
O sistema de informações gerenciais, conforme o ministro, é alimentado com dados enviados pelas cidades-sedes da Copa e dos estados. “Alimentar o sistema com dados, além de transparência, é oferecer à sociedade essas informações”.
De acordo com Orlando Silva, há muitas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em execução que serão úteis para o Mundial de Futebol. “Mas isso não minimiza a necessidade de se acelerar o passo. É importante cuidar da especificação detalhada do orçamento, para que projetos não tenham que ser revistos o tempo todo. Por isso, é importante que se preparem bem os projetos”.
(Ascom – Ministério do Esporte)
Marcadores:
Brasil,
brasília,
Copa 2014,
crea,
Ministério do Esporte,
Orlando Silva
Contundido, Jhonatan é o 61º na primeira descida do slalom gigante em Vancouver
Tão difícil quanto descer a montanha de Whistler com o ombro esquerdo machucado foi expressar, em português, a sua decepção. Adotado quando criança e criado na Itália, Jhonatan Longhi completou a primeira etapa do slalom gigante sem erros e cruzou a linha após 1m24s76, na 61ª colocação, 7s49 atrás do primeiro colocado, o suíço Carlo Janka. A segunda descida será disputada ainda nesta terça-feira, às 19h. O campeão da prova nos Jogos Olímpicos de Vancouver será o que fizer o melhor tempo combinado. O SporTV transmite tudo ao vivo.
- Esperava representar melhor o Brasil. Não estou nada feliz. A neve não estava como ontem. Hoje estava fofa. Não gosto de esquiar nesse tipo de neve – disse o esquiador, em entrevista ao SporTV.
Jhonatan, de 22 anos e estreante em Jogos, usava o número 70, mas foi o 68º a largar, já que dois atletas não competiram. Ao terminar o percurso, após 1m17s27, chegou a vibrar com seu desempenho. Até aquele momento, ele tinha deixado dez atletas para trás. Cruzar a linha de chegada merecia comemoração. Nove esquiadores ficaram pela montanha. Ao fim da prova, outros quatro competidores foram mais velozes que o brasileiro.
O jovem esquiador brasileiro é uma das esperanças do país para os Jogos de Sochi-2014. Mas ele espera começar a escrever sua história já em Vancouver. Quer ficar em os 30 primeiros em pelo menos uma das provas. Ele também vai competir no esqui especial.
(Globoesporte)
Marcadores:
Brasil,
Jhonatan Longhi,
Olimpíadas de Inverno,
Slalom,
slalom gigante,
Vancouver
Gomyde fala ao blog UPE em como projetar o Brasil entre os dez mais nos esportes
Uma novidade vem movimentando as atividades do Ministério dos Esportes! Não, não estamos nos referindo as Olimpiadas, nem a Copa, que vem sendo tão comentadas e esperadas por todos nós Brasileiros. A novidade em questão é a III Conferência Nacional do Esporte, que assim como as tantas outras conferências realizadas sobre os mais diversos assuntos, tem como objetivo criar uma realidade de debate democrático, estendido a todos aqueles que se interessam sobre o futuro do assunto em questão.
O lançamento da Conferência aconteceu nesta quinta-feira em Brasília, e contou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, do secretário executivo e presidente da conferência, Wadson Ribeiro, do secretário nacional de Juventude, Beto Cury, de membros do Congresso Nacional, além de autoridades estaduais e municipais. As etapas municipais e regionais ocorrerão no periodo compreendido entre 1º de fevereiro a 11 de abril. As estaduais de 1º de março a 5 de maio, e a anual de 3 a 6 de junho em Brasilia.
A UPE conversou com Ricardo Gomyde, assessor especial do Ministro do Esporte, Orlando Silva. Segundo Gomyde, esta conferência se torna especial perante as anteriores, devido a eventos como Olimpiadas, Copa do Mundo e Jogos Mundiais Militares vir a serem realizados no Brasil. O tema adotado pela conferência “Dez pontos em dez anos para projetar o Brasil entre os dez mais”, explica perfeitamente as perspectivas da conferência, já que com os eventos de grande porte citados anteriormente, a realidade de transformar o Brasil em 10 anos,em no mínimo a 10ª potência do esporte Mundial fica cada vez mais próxima.
Gomyde também frisa a importância da participação dos universitários, já que muitos interrompem suas atividades esportistas ao entrar na universidade. Além do motivo da falta de incentivo e espaço destinado ao esporte, outro fator que causa este abandono, é o fato de muitos precisarem utilizar este tempo para o trabalho, por exemplo, para poder pagar a faculdade. Como solução a isto, os universitários deveriam ampliar o debate de bolsas em universidades para atletas que se destacam, assim como acontece em muitos países. “O estudante tem que mergulhar no processo democrático e aberto desta conferência. Isto é fundamental para o crescimento do esporte universitário no país.” Afirma Gomyde.
(Assessoria)
Gomyde participa de prova de pedestrianismo em Cornélio Procópio
No último sábado estive no Norte Pioneiro a trabalho e aproveitei para correr a tradicional prova de 10km da cidade, a 33ª Corrida Quinzinha. Muita gente de fora, alto nível técnico e organização impecável, a cargo da fundação de esporte, prefeitura municipal e do SESC.
Prova técnica, com bastante altimetria e muito calor. Ao final, fiz um tempo aquém das minhas expectativas: 42min. Mas, devido às subidas e ao calor, tá muito bom. Parabéns a todos que correram a prova.
Na foto Ricardo Gomyde com o prefeito de Cornélio Procópio Amim Hannouche.
Crédito: Sérgio Pio
(Assessoria)
Marcadores:
Amim Hannouche,
Cornélio Procópio,
Corridas,
Gomyde,
Paraná,
pedestrianismo,
Ricardo Gomyde
Paulo Octávio pede desfiliação após ultimato do DEM
O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, entregou nesta terça-feira (23) seu pedido de desfiliação do DEM. A informação foi confirmada pela assessoria do governador. Paulo Octávio entregou o pedido ao presidente da legenda, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), para evitar sua expulsão do partido. Mais cedo, Paulo Octávio havia informado que, por orientação de advogados, esperaria a decisão da Executiva Nacional do partido. O DEM marcou para quarta-feira (24) a reunião da Executiva que decidiria o destino do governador.
Na semana passada, a expectativa era de que Paulo Octávio pediria desfiliação do partido antes da possível expulsão. Para evitar a expulsão o governador em exercício chegou a anunciar que renunciaria ao governo, mas recuou da decisão e decidiu permanecer no cargo. A desfiliação de Paulo Octávio era esperada desde a semana passada quando o governador em exercício decidiu não renunciar ao cargo de governador do DF.
Na manhã de hoje, o senador Demóstenes Torres (DEM) protocolou o pedido de expulsão de Paulo Octávio. O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), já disse que tanto a expulsão de Paulo Octávio quanto a dissolução do diretório regional são “pontos pacíficos” entre a cúpula partidária.
Paulo Octávio assumiu o comando do DF após a prisão de José Roberto Arruda, no último dia 11. Demóstenes, que tem o apoio do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), defende também a dissolução do diretório regional do partido.
(R7)
Marcadores:
Brasil,
brasília,
cassação,
DEM,
impeachment,
José Arruda,
Paulo Octávio
Defesa de vereadores do PT-SP recorre e cassação é suspensa
O advogado Hélio Silveira, que defende os cinco vereadores petistas cassados por recebimento de doações supostamente ilegais na campanha de 2008 entrou nesta tarde no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com recurso contra a medida. Segundo a liderança do PT na Câmara dos Vereadores, o efeito suspensivo é imediato e os parlamentares seguem em seus cargos até o julgamento final do caso.
Segundo decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), divulgada nessa segunda-feira, oito vereadores da capital paulista, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB), tiveram seus diplomas cassados.
Os vereadores cassados por captação ilícita de recursos foram: Antonio Donato Madormo (PT), Arselino Roque Tatto (PT), Gilberto Tanos Natalini (PSDB), Italo Cardoso Araújo (PT), José Américo Ascêncio Dias (PT), José Police Neto (PSDB), Juliana Cardoso (PT) e Marco Aurélio de Almeida Cunha (DEM).
Prefeito
Kassab e a vice foram cassados por captação ilícita de recursos nas eleições de 2008. A decisão ainda torna prefeito e vice inelegíveis por três anos.
Para o juiz, as quantias recebidas pelos acusados "tiveram o condão de contaminar o processo eleitoral ou ainda influenciar efetivamente na vontade do eleitor por representar abuso de poder econômico".
De acordo com a sentença, que revisou as contas de Kassab e Alda, os candidatos receberam R$ 10 milhões de doações irregulares, o que representa 33,87% do total declarado na prestação de contas (R$ 29.788.531,56). Conforme a análise das contas, 93,64% dos recursos vieram de repasses do Comitê Financeiro Único dos Democratas e o restante foi recebido do Diretório Nacional do partido e do Banco Itaú.
O juiz considerou os repasses via Comitê Financeiro como captação indireta de fontes vedadas por se tratarem de concessionária ou permissionária de serviço público ou entidade de classe ou sindical. Entre essas fontes, está a Associação Imobiliária Brasileira (AIB).
Em relação à doação direta de R$ 500 mil do Banco Itaú aos candidatos, o juiz concluiu como sendo de fonte vedada porque o banco mantinha, à época da doação, contrato com a prefeitura São Paulo para administrar parte da folha de pagamento.
(Terra)
Marcadores:
Brasil,
eleições,
gilberto kassab,
impeachment,
Tribunal Superior Eleitoral
Ministro rebate secretário da Fifa e elogia Morumbi com "cara de abertura de Copa"
As críticas do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, ao projeto do Morumbi ainda não abalaram a confiança das autoridades brasileiras e muito menos da cúpula do São Paulo. Durante evento realizado no estádio, na noite de segunda-feira, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, fez um elogio que arrancou o sorriso aliviado dos dirigentes tricolores.
"O estádio está bonito e já está ficando com cara de abertura de Copa do Mundo", afirmou Orlando Silva, que dividia a mesa da cerimônia com o presidente Juvenal Juvêncio.
O Morumbi é o estádio escolhido pelo comitê paulista para representar o estado no Mundial do Brasil, mas Valcke vem fazendo seguidas críticas ao projeto. A expectativa da cúpula são-paulina é de receber a abertura da Copa e também uma semifinal, mesmo com a rejeição do secretário-geral da Fifa.
(Gazeta Esportiva)
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Kassab entra com recurso no TRE e garante permanência no cargo
O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, decidiu na tarde desta segunda-feira (22) garantir a permanência do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), no cargo até o julgamento final do processo de cassação de seu mandato. Silveira é o mesmo juiz que determinou na última quinta-feira (18) a cassação do mandato de Kassab, acusado pelo Ministério Público de receber doações irregulares. O efeito suspensivo é automático assim que o político cassado entra com recurso. O advogado de Kassab, Ricardo Penteado, protocolou o documento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tarde desta segunda-feira.
Rezende Silveira cassou o mandato de Kassab, de Alda e oito vereadores por captação ilícita de recursos. Segundo o TRE, a decisão desta tarde vale apenas para Kassab e para Alda, já que nenhum vereador tinha entrado com recurso até as 16h.
Na manhã desta segunda, Kassab voltou a se mostrar tranquilo em relação ao assunto e disse ter confiança que se manteria no cargo.
O MP pediu revisão da prestação de contas com base no artigo 30-A, da lei 9.504/97, e na lei 64/90, que prevem a cassação de registro e declaração de inelegibilidade por três anos quando comprovados captação ou gastos ilícitos de recursos.
O advogado Ricardo Penteado, que representa os vereadores Gilberto Natalini, José Police Neto e Marco Aurélio Cunha, disse que espera ser intimado e receber a sentença para recorrer da decisão. O advogado Marcelo Andrade, defensor de todos os petistas, afirmou que deve ser intimado na terça-feira (23), quando entrará com o recurso. "Todas as doações são respaldadas em decisões anteriores do TRE, que, nas eleições passadas, avalizaram a legalidade das doações", disse Andrade.
(G1)
Marcadores:
cassação,
gilberto kassab,
impeachment,
kassab,
ministério público,
Tribunal Superior Eleitoral
Base de celulares do Brasil avança a 175,6 milhões em janeiro
O número de linhas celulares ativadas em janeiro deste ano foi o segundo melhor para o mês da série histórica iniciada em 2000, anunciou nesta segunda-feira (22) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A base celular total do país avançou 15,6% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2009, para 175,6 milhões. Frente a dezembro, houve crescimento de 0,9%.
Em termos de adições líquidas de linhas, janeiro registrou 1,64 milhão, perdendo para as 1,88 milhão de janeiro de 2008. Em janeiro de 2009, foram 1,307 milhão de linhas adicionadas e em dezembro do mesmo ano 4,2 milhões.
A operadora líder do país, Vivo, encerrou janeiro com uma participação de mercado de 29,87%, avançando sobre os 29,75% de dezembro. A operadora fechou o mês passado com 52,45 milhões de linhas ativas.
Enquanto isso, Claro e TIM estacionaram em janeiro na comparação com dezembro, com participações de 25,52% e 23,63%, respectivamente. A Oi recuou de 20,73% para 20,61%.
Em 2009, a base de celulares do Brasil cresceu em 23,3 milhões de linhas, no segundo melhor desempenho do setor desde os 29,7 milhões de 2008.
(Reuters)
Marcadores:
Agência Nacional de Telecomunicações,
Anatel,
Brasil,
celulares,
claro,
linhas ativadas,
oi,
tim,
vivo
TRE divulga nomes e punições de oito vereadores cassados em SP
A assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou no início da tarde desta segunda-feira (22) os nomes dos oito vereadores que tiveram os mandatos cassados pelo juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral. Ele também cassou o diploma do prefeito Gilberto Kassab (DEM), que nega qualquer irregularidade, e de sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB). Todos são acusados de captação ilícita de recursos, ou doações irregulares de campanha, nas eleições de 2008. A publicação no Diário Oficial da Justiça está prevista para esta terça-feira (23)
Os vereadores são: Antonio Donato Madormo (PT), Arselino Roque Tatto (PT), Gilberto Tanos Natalini (PSDB), Italo Cardoso Araújo (PT), José Américo Ascêncio Dias (PT), José Police Neto (PSDB), Juliana Cardoso (PT) e Marco Aurélio de Almeida Cunha (DEM).
Todas as representações foram propostas pelo Ministério Público Eleitoral, que solicitou a revisão das prestações de contas dos candidatos. Além de cassação do mandato, os mencionados são considerados inelegíveis por três anos. O prazo para o recurso é três dias após a publicação das sentenças.
Na mesma data, tiveram as contas aprovadas por Silveira: Geraldo Alckmin (PSDB), candidato a prefeito, seu candidato a vice, Campos Machado (PTB); Marta Suplicy (PT), candidata à prefeita, seu candidato a vice Aldo Rebelo (PCdoB); e os vereadores eleitos João Antonio da Silva Filho (PT), Mara Gabrilli (PSDB) e Milton Leite (DEM).
Marcadores:
Brasil,
cassação,
impeachment,
kassab,
política,
TRE,
Tribunal Superior Eleitoral
Bola de futebol transparente não usa ar e muda de cor quando sai de campo
A empresa recém-criada Agent desenvolveu a CTRUS, uma bola de futebol transparente que não é cheia de ar e, além disso, acende e muda de cor de acordo com a condição de jogo. Se a bola sai dos limites do campos, por exemplo, ela muda da cor verde para roxo. Mesmo sem usar ar, o material utilizado imita a capacidade de rebate de uma bola convencional. A bola tem uma estrutura interna e é toda feita com elastómetro, um polímero com propriedades altamente elásticas. Para mudar de cor, a bola conta com um pequeno sistema interno e interativo de detecção que se comunica, por meio de wireless, com estações de controle no próprio estádio. A mudança de cor se dá por rádio-frequência. A proposta é também ajudar os próprios juízes a tirar as dúvidas durante um jogo.
A Agent é uma empresa que preza por novas oportunidades em design. O empreendimento utiliza um mote de organizações de inteligência e usa uma estética de agentes secretos, inclusive sem revelar a sua equipe de designers.
(Pressmedia)
Fifa fará mais de 500 exames antidoping até o fim da Copa
A Comissão Médica da Fifa anunciou nesta segunda-feira (22) que fará, de 22 março até o final da Copa do Mundo, pelo menos 575 exames antidoping em jogadores que estarão na África do Sul.
Jiri Dvorak, chefe médico da Fifa, disse em entrevista coletiva que os exames serão feitos "de surpresa" tanto nos países de origem dos atletas com na chegada deles à África do Sul.
- A ideia é que pelo menos oito jogadores de cada seleção escolhidos ao acaso passem por análises de sangue e urina, e que pelo menos dois de cada equipe façam o mesmo ao fim de cada partida, sejam amistosa ou oficial.
Segundo Dvorak, cada teste custa entre R$ 500 e R$ 600. Um laboratório de Bloemfontein, cidade a cerca de 400 quilômetros de Johanesburgo, será responsável por analisar as mostras coletadas. A Comissão Médica da Fifa recebeu dos 32 médicos das seleções classificadas a assinatura de um memorando em que se comprometem a lutar contra o doping.
- Vamos aplicar uma estratégia muito estrita de luta contra o doping, tanto dentro como fora da competição, e o faremos de acordo com o código da AMA.
Na história das Copas, apenas três jogadores foram pegos no exame antidoping: o haitiano Jean Joseph (Alemanha 1974), o escocês Willie Johnston (Argentina 1978) e o argentino Diego Maradona (Estados Unidos 1994).
(R7)
Marcadores:
África,
antidoping,
Copa 2010,
Futebol,
World Cup 2010
Fifa veta Morumbi para jogos da semifinal da Copa
O novo projeto do estádio do Morumbi enviado à Zurique não agradou aos dirigentes da Fifa e casa do Tricolor está momentaneamente vetada para receber a abertura e os jogos da semifinal da Copa do Mundo de 2014. É o que o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, disse em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.
- Ou há um comprometimento de colocar dinheiro em um projeto ou a maior cidade do Brasil não terá jogos grandes da Copa do Mundo. Do jeito que está, não podemos permitir que haja mais do que uma partida de oitavas de final. Não há ainda como ter nem jogo de abertura e nem semifinal.
Fifa orienta seleções a ajudarem o Haiti
As declarações do dirigente da Fifa vão na direção contrária do que pregam os são-paulinos. Na semana passada, representantes do Morumbi estiveram em Zurique, na sede da entidade, e voltaram a apresentar modificações para o projeto. Retornaram ao país insistindo que a entidade havia dado sinais positivos para as mudanças.
O diretor de marketing do Tricolor, Adalberto Batista, disse ao Estado de S.Paulo que um funcionário do setor técnico da Fifa garantiu ao São Paulo que o Morumbi estará apto a receber jogos importantes.
- A decisão será política, mas seguimos avançando no projeto e, se realizarmos as mudanças previstas, pelo menos já estaremos habilitados para essas partidas.
(Gazeta Press)
Marcadores:
Brasil,
Copa 2014,
Copa do Mundo de Futebol,
Fifa,
Futebol,
Morumbi,
São Paulo,
World Cup 2014
PT lança Dilma oficialmente como sua pré-candidata à presidência
Com discurso firme e pautado principalmente por dados e históricos, a ministra Dilma Roussef durante o lançamento de sua pré-candidatura. A candidata disse que queria fazer o terceiro mandato "democrático e popular" do PT e conclamou o povo brasileiro a ajudá-la nesta missão, frisou que quer governar com a ajuda de todo o povo brasileiro. “Sei que não estou sozinha, a tarefa de continuar mudando o Brasil é uma tarefa de todos nós. Vamos continuar mudando o Brasil”, conclamou.
A pré-candidata disse que aceitava a "honrosa missão" que os petistas a estavam delegando, com tranqüilidade, coragem e determinação. A ministra falou ainda do jeito petista de administrar o país e grandes cidades e estados, fazendo grandes gestões. “O PT mudou quando foi preciso, mas nunca mudou de lado”, frisou.
Lula disse que eleger Dilma não é uma coisa secundária em sua vida. O presidente garantiu que se trata de uma prioridade e apelou para a população votar na candidata petista. "Não existe hoje no país ninguém mais preparado para governar o Brasil do que a nossa companheira Dilma Roussef", falou.
(Nominuto)
Marcadores:
Brasil,
Dilma,
Dilma Russef,
eleições 2010,
Governo Federal,
Lula,
Ministra-chefe casa civil
Testes para Copa na África falham na segurança com bebidas alcóolicas, maconha e cambistas
Considerado um dos últimos grandes testes para a organização da Copa do Mundo, o clássico local entre Orlando Pirates e Kaizer Chiefs pode ser considerado decepcionante para as pretensões da África do Sul cumprir as exigências de segurança exigidas pela Fifa. Neste domingo, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, o duelo apresentou falhas em diversos aspectos, desde a grande presença de cambistas nos arredores do Estádio Orlando Stadium, (cobrando mais que o dobro do pedido nas bilheterias) no Soweto, a venda de bebidas alcóolicas e cigarros sem autorização, até o forte cheiro de maconha nas arquibancadas.
Segundo a reportagem, o empate sem gols que foi assistido por cerca de 40 mil torcedores foi um duro golpe às intenções de Irvin Khoza, presidente da liga sul-africana de futebol e chefe do Comitê Organizador do Mundial. No entanto, o encontro entre duas das mais fanáticas torcidas do país não tem somente o que lamentar. O jornal destaca que não houve ocorrências de violência, nem trânsito complicado para chegar ao estádio, assim como fácil acesso de torcedores, tanto na entrada como na saída. Os banheiros se encontravam em boas condições de higiene e os assentos eram confortáveis, apesar do fácil acesso ao gramado, possibilitando invasões de torcedores.
(Cinform)
Marcadores:
África,
Copa 2010,
Futebol,
Segurança,
World Cup 2010
domingo, 21 de fevereiro de 2010
A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de São Paulo e da vice
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), disse na manhã deste domingo, durante visita a um parque na zona leste da cidade, que não tem medo de perder o cargo devido a uma decisão da Justiça Eleitoral de São Paulo que cassou seu mandato por irregularidades em doações recebidas na última campanha.
A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de São Paulo e da vice Alda Marco Antonio (PMDB) por doações consideradas ilegais durante a campanha eleitoral de 2008. A defesa de Kassab irá recorrer da decisão, quando ela for publicada no Diário Oficial.
Kassab reiterou o que seus advogados já haviam dito no começo desta manhã: irá recorrer da decisão por entender que a as contas de sua campanha já foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.
"É evidente que vamos recorrer. Porque as contas haviam sido aprovadas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O importante é que a nossa campanha foi feita corretamente e agora nosso advogados terão a oportunidade de demonstrar isso mais uma vez."
Perguntado sobre se doações feitas por concessionárias de serviços municipais são irregulares, Kassab disse que o ato foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
"O TSE já se manifestou dizendo que as concessionárias podem fazer este procedimento. Portanto, vamos aguardar a manifestação da Justiça Eleitoral", afirmou o prefeito. "Estou realmente confiando na Justiça, como sempre confiei. Tenho respeito pela Justiça e seria leviano afirmar que foi uma decisão equivocada. Posso afirmar que tudo foi feito corretamente".
(Agência Brasil)
Marcadores:
Brasil,
cassação,
doações ilegais,
eleições,
justiça eleitoral,
kassab,
prefeiti de são paulo
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Ministro pede que sociedade cobre cumprimento de prazos para Copa
“Tenho insistido em que é importante que as cidades-sede cumpram os prazos combinados com a Fifa. O não-cumprimento de prazo pode onerar os orçamentos programados. A urgência é cara”. Essa é a preocupação do ministro do Esporte, manifestada nesta quinta-feira (11), durante o Seminário Internacional de Futebol Copa 2014, em São Paulo.
“O BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] ainda não assinou nenhum contrato de financiamento para a Copa. O ritmo está aquém do que desejávamos. O que almejamos é que a sociedade cobre o cumprimento desses prazos”, disse.
Orlando Silva referia-se ao dia 1º de março próximo, data definida para o início da construção ou reforma de estádios. “No caso dos estádios, pode-se dizer que o sinal amarelo já foi aceso. Sem estádios, não tem jogo”. De acordo com ele, mais da metade das obras não começarão no prazo definido.
(Ascom – Ministério do Esporte)
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Receita libera programa para declarar o Imposto antes da entrega da declaração
Pela primeira vez, o fisco disponibilizará o programa antes do início oficial da entrega da declaração, que começa em 1° de março
Quem acessar o site da Receita Federal na segunda-feira (22) poderá baixar o arquivo de transferência da declaração do Imposto de Renda (IR): o Receitanet. Pela primeira vez, o fisco disponibilizará o programa antes do início oficial da entrega da declaração, que começa em 1° de março e se encerra no dia 30 de abril. Mas não adianta o contribuinte tentar transferir a declaração antes do dia 1º, pois não será possível enviar os dados. O coordenador do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse a ÉPOCA que o objetivo da medida é permitir aos contribuintes interessados se adiantarem. Ou seja, eles não precisarão baixar o programa somente quando se iniciar no prazo de entrega da declaração.
Deve declarar o IR quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08, os contribuintes que tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte em valor superior a R$ 40.000,00 e aqueles que, mesmo sem renda, tiverem bens em valores acima de R$ 300.000,00. O atraso na entrega implicará multa de R$ 165,74 mais 20% do imposto sobre a renda.
(Epoca)
Marcadores:
Brasil,
Fisco,
Governo Federal,
Imposto de renda
Ministério prorroga para 23 de abril prazo para emissão de laudos de estádios
Foi prorrogado para o dia 23 de abril o prazo exigido para apresentação de laudos técnicos de engenharia e estabilidade estrutural de estádios de futebol, por meio de portaria do ministro do Esporte, Orlando Silva, publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial da União. Na próxima segunda-feira, 22, os estádios teriam de apresentar ao Ministério Público tais laudos, mas, após receber da CBF pedidos de prorrogação de data, da Federação Baiana de Futebol, da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, do Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional e dos CREAs do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, o ministério decidiu alterar a data.
A portaria também muda a forma de seleção dos engenheiros. Caso um profissional dessa área não seja cadastrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) para realizar as vistorias, o próprio engenheiro poderá apresentar uma certidão emitida pelo CREA em que consta que ele tem as atribuições necessárias para emitir os laudos técnicos.
(Ascom - Ministério do Esporte)
Brasileiro do slalom gigante tem estreia adiada para terça
O brasileiro Jhonatan Longhi terá que esperar dois dias a mais que o previsto para estrear na Olimpíada de Inverno de Vancouver. Devido à nova programação da pista do Whistler Creekside, a prova de slalom gigante teve de ser adiada do domingo para a próxima terça-feira.
Esta é a quarta vez que uma disputa do esqui alpino tem sua data alterada em Vancouver. É a primeira, porém, que a consequência direta não tem relação com as más condições do tempo. Na verdade, Longhi terá de aguardar até terça porque uma outra prova será realizada no domingo - a de supercombinado masculino, que não ocorreu na última terça por causa de fortes nevascas.
A modificação em cima da hora mudou o planejamento de Jhonathan, mas não tirou sua tranquilidade, conforme avaliou o presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Stefano Arnhold. "Ele é um jovem bastante calmo. É claro que em se tratando de Jogos Olímpicos existe uma ansiedade e não dá para ficar indiferente. Mas não muda muita coisa na programação de treinamento", disse.
Depois de Isabel Clark, Jaqueline Mourão e Leandro Ribela, que passaram longe do grupo dos dez melhores colocados em suas modalidades, Longhi será o quarto brasileiro a entrar em ação em Vancouver. Além da próxima terça-feira, ele compete ainda em 27 de fevereiro, no slalom.
Jhonathan, 22 anos, foi o primeiro brasileiro a registrar menos de 50 pontos FIS (Federação Internacional de Esqui, em inglês) em uma competição de esqui alpino, na qual o objetivo é marcar a menor pontuação possível. "Ele está bem animado e treinando muito bem, o que chama a atenção de outras delegações", afirmou o dirigente, elogiando o promissor esportista.
Na delegação do Brasil está presente também uma esquiadora alpina, Maya Harrisson, que participa das disputas do slalom gigante no próximo dia 24 e do slalom no dia 26.
(Espbr)
Marcadores:
Brasil,
esqui,
Jhonatan Longhi,
Olimpíadas de Inverno,
salalom gigante,
Slalom,
Vancouver
Lula descarta voltar a disputar Presidência do Brasil em 2014
Na véspera de participar do 4.° Congresso Nacional do PT, que amanhã (20)sacramentará a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sua sucessão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou que se eleita, deverá ficar dois mandatos no cargo. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Lula negou que tenha escolhido Dilma com planos de voltar ao poder lá na frente, disputando as eleições de 2014.
Perguntado se ele pensa em retornar à Presidência em 2014, Lula respondeu que não:
- Não penso. Quem foi eleito presidente tem o direito legítimo de ser candidato à reeleição. Ponto pacífico. Essa é a prioridade número 1 [...] Ninguém aceita ser vaca de presépio e muito menos eu iria escolher uma pessoa para ser vaca de presépio [...] Todo político que tentou eleger alguém manipulado quebrou a cara.
Uma eventual gestão Dilma, no seu diagnóstico, não será mais à esquerda do que seu governo. No entanto, ele admite que, no governo, ela vai imprimir "o ritmo dela, o estilo dela". Porém, na sua avaliação, diretrizes do programa de governo de Dilma, que o PT aprovará hoje, podem conter um tom mais teórico do que prático:
- Não há nenhum crime ou equívoco no fato de um partido ter um programa mais progressista do que o governo [...] O partido, muitas vezes, defende princípios e coisas que o governo não pode defender."
Questionado se concorda com a ampliação do papel do Estado na economia, proposta na plataforma de Dilma, Lula destacou a importância de investimentos estratégicos por parte do Estado:
- Quero criar uma megaempresa de energia no País [...] Quero empresa que seja multinacional, que tenha capacidade de assumir empréstimos lá fora, de fazer obras lá fora e fazer aqui dentro. Se a gente não tiver uma empresa que tenha cacife de dizer "se vocês [empresas privadas] não forem, eu vou", a gente fica refém das manipulações das poucas empresas que querem disputar o mercado.
Sobre a escolha do vice de Dilma, em que o nome do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), aparece como favorito, Lula afirmou que a decisão é "uma questão a ser tratada entre o PT, a Dilma e o PMDB".
- Imaginar que Dilma possa subir em dois palanques é impossível [...] O que vai acontecer é que em alguns Estados ela não vai poder ir.
Segundo Lula, Dilma não vai sentir sua falta como cabo eleitoral quando deixar o governo, em março. Mas diss eque estará "espiritualmente com ela".
(Folha do Brasil)
Marcadores:
Brasil,
Dilma,
Dilma Russef,
eleições,
eleições 2010,
Luiz Inácio da Silva,
Lula
Justiça suspende liminar de farmácias contra Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que obteve uma vitória judicial sobre a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) na disputa por implantar uma nova regulamentação na venda de remédios. Segundo a Anvisa, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1° Região, em Brasília, decidiu que a liminar que permite vender remédios em gôndolas e produtos de conveniência em farmácias é válida apenas para o Distrito Federal.
A decisão afeta as grandes redes, que estavam amparadas na liminar para não cumprir a resolução 44 da Anvisa, publicada há seis meses e que entrou em vigor ontem.
A liminar da Abrafarma amparava as grandes redes de vendas de medicamentos, que seguiam até ontem oferecendo remédios em gôndolas e comercializando produtos de conveniência nos estabelecimentos. Na manhã da quinta-feira, data estabelecida para o início da nova norma da Anvisa, era como se não existisse em São Paulo.
A norma, publicada em agosto, determina que medicamentos que não precisam de prescrição médica fiquem atrás do balcão, fora do alcance do público. Analgésicos e antitérmicos precisam estar atrás do balcão. Pela atual regulação, farmácias e drogarias não podem vender produtos ou prestar serviços "alheios" à atividade, como vender doces e bebidas e oferecer serviços bancários.
A Abrafarma informou que as 28 redes associadas à entidade - que, juntas, têm 2,6 mil lojas no país e vendem quase 40% da produção da indústria farmacêutica - estão livres de respeitar a Anvisa. A Abrafarma tem como filiadas a DrogaRaia, a Drogaria São Paulo e a Drogasil.
(Anvisa)
Marcadores:
Agência Nacinal de Vigilância Sanitária,
Anvisa,
Brasil,
drogarias,
farmácias,
Ministério da Saúde,
remédios
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Paulo Octávio surpreende e diz que fica no governo do DF por mais alguns dias
O governador interino do Distrito Federal Paulo Octávio (DEM) disse nesta quinta-feira (18) que fica no cargo "por mais alguns dias" e ainda não vai renunciar. Ele assumiu o comando do DF depois que José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido) foi preso há uma semana e pediu licença do cargo.
O governador interino afirmou que permanecerá no comando do governo do Distrito Federal até o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir de maneira definitiva o destino de Arruda.
- A cada dia teremos problemas. Sei que é um governo e um momento muito difícil. Quero colocar minha experiência para aguardarmos a decisão do Supremo Tribunal Federal. Sou apenas o governador interino. Na próxima semana, o Supremo poderá mudar a vida de Brasília. Apesar de ter minha carta de renúncia pronta, e entregue à líder do meu partido Eliana Pedrosa, eu aguardo alguns dias e aí sim tomaremos as decisões necessárias.
Em entrevista coletiva no Palácio do Buriti, sede do governo do DF, Paulo Octávio confirmou que a carta de renúncia está pronta, mas decidiu esperar após ouvir apelos “de muitos partidos políticos, de muitos secretários do governo, apelos de uma imensa maioria da população”. E disse ainda que hoje foi um dos dias mais difceis para ele.
- Talvez hoje tenha sido um dos dias mais difícies da minha vida. Paulo Octávio reafirmou que não concorre nestas eleições.
- Já renunciei ao direito de me candidatar ao Distrito Federal, mas não posso ainda renunciar na obrigação de servir Brasília.
Paulo Octávio informou ainda que Lula disse no encontro que vai continuar ajudando o Distrito Federal, que não pretende parar as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na região e que está preocupado com a possibilidade de intervenção federal.
(R7)
Marcadores:
Brasil,
combate a corrupção,
DF,
impeachment,
José Arruda,
Paulo Octávio,
vice
Preços das passagens aéreas em 2009 foram os menores em 8 anos
O preço médio das passagens nos voos domésticos para as principais rotas do Brasil foi de R$ 321,28 no ano passado, o menor desde 2002, segundo valores atualizados pela inflação, divulgou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta quinta-feira (18).
O valor pago por quilômetro voado foi de aproximadamente R$ 0,48 no ano passado, 27,6% inferior ao verificado em 2008 e o menor em oito anos, segundo dados corrigidos pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE.
A agência informou que em dezembro, apesar da grande procura, o aumento da concorrência entre as companhias aéreas fez com que o preço por quilômetro voado caísse para R$ 0,44, um recuo de 10,2% em relação a novembro – R$ 0,49. A tarifa média no último mês de 2009 foi de R$ 300,59.
Solange Paiva Vieira, diretora presidente da Anac, explica que, “ao contrário de outros países, onde o tráfego aéreo ainda sofre com a crise, o Brasil teve um ano excelente, com aumento de 17,7% na demanda por voos domésticos e queda de quase 28% nos preços das passagens”.
- A participação crescente das companhias aéreas de menor porte no mercado brasileiro levou a tarifas mais baixas e isso motivou as pessoas a usarem o avião como meio de transporte.
(R7)
Marcadores:
ANAC,
Brasil,
Economia,
Luiz Inácio da Silva,
Lula,
Ministério dos transportes,
passagem aérea,
preços
Etanol brasileiro é o mais "ecoeficiente" do mundo segundo a Agência Americana de Proteção Ambiental
O etanol produzido no Brasil é o mais eficaz e o menos poluente do mundo, segundo avaliação da Agência Americana de Proteção Ambiental (EPA). De acordo com o órgão norte-americano, o biocombustível brasileiro reduz as emissões de gases causadores de efeito estufa em 61%, levando-se em conta a quantidade emitida pela gasolina, enquanto a redução proporcionada pelo etanol de milho dos Estados Unidos é de 15% e a do biodiesel europeu varia entre 20% e 30%.
Na opinião de especialistas em sustentabilidade energética, o reconhecimento feito pela EPA abre um mercado importante para o etanol brasileiro no exterior, em pleno contexto de tensão no que diz respeito a luta contra as emissões de dióxido de carbono (CO2) e o aquecimento global. O álcool produzido no Brasil é considerado um "biocombustível avançado" pela agência norte-americana.
"Trata-se de uma excelente notícia para o etanol brasileiro, pois a disponibilidade de um biocombustível avançado e comercialmente viável é um elemento importante para a estratégia americana de redução de emissões de gases de efeito estufa", destacou ao Jornal do Brasil o professor da Unicamp Luís Augusto Barbosa Cortez. No entanto, segundo o pesquisador, a provável abertura do mercado criará uma demanda que só poderá ser suprida caso o país obtenha um considerável avanço tecnológico.
Cortez defende o aumento de investimentos em pesquisa para o aperfeiçoamento do etanol de primeira geração, além do crescimento da produção do etanol celulósico. Para o pesquisador, a escolha por esta última alternativa aumentará a produtividade sem a necessidade de expansão das áreas plantadas de cana-de açúcar. Atualmente, linhas de pensamento que vão de grupos de estudiosos até ambientalistas contestam a ideia de "ecoeficiência" associada ao biocombustível, em razão do constante desmatamento para este fim.
"Essa boa notícia precisa ser acompanhada de investimentos para que o etanol tenha melhores indicadores, como custo de produção, redução de consumo de fertilizantes, produtividade agroindustrial, condições de trabalho no campo e redução de queimadas. A sustentabilidade do etanol tem que ser considerada em suas dimensões ambientais, sociais e econômicas", concluiu Cortez.
(EcoDesenvolvimento)
Marcadores:
álcool,
Brasil,
cana de açúcar,
combustível,
ecoeficiente,
ecológico,
Economia,
etanol,
Luiz Inácio da Silva,
Lula,
mamona,
milho
Comissão da Câmara do DF aprova impeachment de Arruda
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa do Distrito Federal aceitou nesta quinta-feira (18), por unanimidade, os quatro pedidos de impeachment contra o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), que está preso desde a semana passada na Superintendência da Polícia Federal. O relator Batista das Cooperativas (PRP) já havia dado parecer favorável. São cinco os membros da comissão: Cristiano Araújo (PTB), presidente interino; Paulo Roriz (DEM), ex-secretário de Arruda; Chico Leite (PT), Batista das Cooperativas (PRP) e Bispo Renato (PR).
Na leitura do parecer, Batista disse que Arruda “fazia boa gestão, comprovado em pesquisas.” “[Mas] A conduta [de Arruda] feriu a ética e os princípios da administração pública”, disse. “Nota-se que parte da população teme que com a saída do governador possa haver certo desgoverno e que as obras, que são mais de 2 mil, possam ser paralisadas. Não obstante, se o governador for impedido, há uma linha sucessória”, afirmou.”
Os pedidos seguem, agora, para avaliação de uma comissão especial, criada especialmente para análise do impeachment contra o governador afastado. Após a análise pela comissão, o processo vai à votação no plenário, que toma a decisão final sobre a admissibilidade dos pedidos.
Com a aprovação pela CCJ, os deputados têm 48 horas para formar a comissão especial. Essa comissão tem 10 dias para fazer um parecer sobre a admissibilidade ou não dos pedidos de impeachment. O parecer é enviado ao plenário, que aceita ou não os pedidos. Se aprovados, o governador afastado tem 20 dias para se defender.
A defesa volta para a comissão especial, que julga o mérito. No caso de ela aceitar o pedido, o impeachment volta ao plenário e deve ser aprovado por, no mínimo, 2/3 dos votos. Se acatado, Arruda é afastado por 120 dias do cargo. Após isso, uma comissão formada por cinco deputados distritais e cinco desembargadores faz o julgamento final.
A aprovação mostra uma mudança de disposição dos deputados distritais, após o pedido de intervenção feito pelo Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. Os pedidos de impeachment foram impetrados no final do ano passado e, após discussões sobre qual seria o trâmite dos pedidos –apesar de uma jurisprudência firmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema- e várias trocas de membros na comissão, a CCJ aprovou os pedidos.
Impeachment do interino
No fim da manhã desta quinta, o PCdoB entrou com um novo pedido de impeachment do governador em exercício, Paulo Octávio (DEM). Com ele, já são cinco pedidos.
(G1)
Marcadores:
Brasil,
Câmara Legislativa,
combate a corrupção,
DEM,
Distrito Federal,
impeachment,
José Arruda
Assinar:
Postagens (Atom)