
Foi realizada no último sábado cerimonia de posse da nova Diretoria da Confederação Brasileira Punhobol no salão social do Clube Duque de Caxias. Estiveram presentes a solenidade dirigentes de Clubes de Curitiba que praticam o esporte, além de representantes de outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Como representante do Ministro do Esporte no Paraná, Sr. Ricardo Gomyde enalteceu a vocação política do governo federal em incentivar as diversas modalidades esportivas, como alternativa viável na formação de cidadãos. Gomyde se colocou a disposição dos atuais dirigentes do punhobol, no sentido de fortalecimento deste esporte, ainda pouco conhecido do público em geral, mas que tantos títulos trouxe ao Brasil.
Foram empossados: Jorge Eduardo Suffert ( Quatschi ) Presidente, Manoel Oliveira Azevedo - 1º Vice Presidente e atual Presidente do Clube Duque de Caxias e Carlos Ferreira Barboza como 2º Vice- Presidente, além dos membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal.
A Confederação existe desde 1979 foi foi extinta a CBD e criadas federações próprias para cada modalidade esportiva, como foi o caso da CBF. Sua atual sede é no Rio de Janeiro, de onde deverá ser mudada para um dos estados do Sul do Brasil,onde o punhobol é mais praticado.
Uma das metas da atual Diretoria é divulgar o punhobol na mídia, valorizando os inúmeros títulos mundiais que este esporte trouxe ao Brasil, a outra meta é a conquista do título mundial feminino de seleções, atualmente conquistado pela Suiça. O próximo campeonto mundial de seleções feminino deverá acontecer no Chile ainda este ano, e nosso selecionado já iniciou os preparativo para a conquista deste título inédito na história do punhobol brasileiro.
Outra meta defendida por Quatschi é a difusão do esporte nas escolas como atividade curricular, como já acontece no Estado de Santa Catarina, onde os Jogos Escolares já praticam o punhobol ha algum tempo. Em nosso país cerca de 1000 atletas praticam o punhobol, cuja concentração de atletas está mais nos estados da região Sul, devido a imigração alemã acontecida por volta de 1824.
Esteve presente na cerimonia o vereador Juliano Borghetti, que já foi punhobolista e é um dos componentes da Comissão que analisa os pedidos da Lei de Incentivo ao Esporte a nivel municipal. Juliano anunciou aos presentes ajuda financeira a Federação Paranaense de Punhobol, hoje presidida por José Roberto Vinharski.
(Ascom - Ministério do Esporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário