segunda-feira, 8 de março de 2010
Brasil realiza a maior vacinação do mundo
Hoje, segunda-feira (08), o Brasil irá começar a vacinação contra a gripe A (H1N1), a gripe suína, e deve realizar a maior campanha já registrada no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. Durante quase três meses, 91 milhões de brasileiros devem ser vacinados contra a nova gripe, que provocou 1.705 mortes no país, em 2009.
A imunização irá ocorrer em etapas e nem toda a população será vacinada gratuitamente pelo poder público. Após discussões, o ministério deu prioridade às “pessoas que têm mais chance de ter doença respiratória grave e morrer”. Irão receber a vacina trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos e adultos saudáveis de 20 a 39 anos.
Os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores de serviços de saúde que atuam diretamente na resposta à nova gripe e os indígenas que vivem em aldeias. O público-alvo é estimado em 1,9 milhão de trabalhadores de serviços de saúde e 566 mil indígenas e a meta é vacinar pelo menos 80% dessas pessoas, até o dia 19 de março.
As vacinas devem estar disponíveis também na rede privada. Os laboratórios particulares estão aguardando liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação da vacina, que deve custar de R$ 50 a R$ 60 ao consumidor. A vacina paga será trivalente, diferente da ofertada pelo Ministério da Saúde, e irá proteger tanto para a gripe A quanto para a gripe comum.
(Anvisa)
Marcadores:
Anvisa,
Brasil,
Gripe Suína,
H1N1,
influenza,
Ministério da Saúde,
Paraná,
Vacinação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário