segunda-feira, 8 de março de 2010

Brasil realiza a maior vacinação do mundo


Hoje, segunda-feira (08), o Brasil irá começar a vacinação contra a gripe A (H1N1), a gripe suína, e deve realizar a maior campanha já registrada no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde. Durante quase três meses, 91 milhões de brasileiros devem ser vacinados contra a nova gripe, que provocou 1.705 mortes no país, em 2009.

A imunização irá ocorrer em etapas e nem toda a população será vacinada gratuitamente pelo po­­der público. Após discussões, o mi­­nistério deu prioridade às “pessoas que têm mais chance de ter doença respiratória grave e morrer”. Irão receber a vacina trabalhadores de serviços de saúde, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos e adultos saudáveis de 20 a 39 anos.

Os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores de serviços de saúde que atuam diretamente na resposta à nova gripe e os indígenas que vivem em aldeias. O pú­­blico-alvo é estimado em 1,9 mi­­lhão de trabalhadores de serviços de saúde e 566 mil indígenas e a meta é vacinar pelo menos 80% dessas pessoas, até o dia 19 de março.

As vacinas devem estar disponíveis também na rede privada. Os laboratórios particulares estão aguardando liberação da Agência Na­­cional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação da vacina, que deve custar de R$ 50 a R$ 60 ao consumidor. A vacina paga será trivalente, diferente da ofertada pelo Ministério da Saúde, e irá proteger tanto para a gripe A quanto para a gripe comum.

(Anvisa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário