quarta-feira, 10 de março de 2010
Lula pede que EUA negociem 'rapidamente' fim de retaliação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que o Brasil "não tem interesse em confrontação com os Estados Unidos" ao divulgar a lista com produtos americanos que passarão a ser sobretaxados ao entrar no País, e pediu que o governo de Barack Obama "negocie rapidamente" um fim à retaliação comercial.
"Eu queria pedir ao companheiro Obama que colocasse as suas pessoas para negociar rapidamente. O Brasil não tem nenhum interesse em nenhuma confrontação com os Estados Unidos", disse o presidente durante a inauguração de uma usina termelétrica em Cubatão, São Paulo.
Uma lista com 102 itens importados dos Estados Unidos que passarão sofrer sobretaxas ao entrar no Brasil foi divulgada na última segunda-feira pelo Ministério da Indústria e Comércio. Entre as mercadorias que receberão tarifas que vão de 12% a 100% estão desde escovas de dentes até produtos da chamada linha branca, como geladeiras e fogões.
A medida - que envolve um total de sobretaxas de US$ 560 milhões - é uma retaliação autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC) aos subsídios pagos pelos Estados Unidos aos seus produtores de algodão.
(BBC Brasil)
Marcadores:
Barack Obama,
Brasil,
Luiz Inácio da Silva,
Lula,
retaliãção,
usa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário