quarta-feira, 30 de junho de 2010

PCdoB-PR aprova 11 candidaturas e Ricardo Gomyde busca uma cadeira na Câmara Federal



O PCdoB paranaense realizou com grande animação e clima de unidade a sua Convenção Eleitoral Estadual neste domingo.

Com o salão do Hotel Condor, na Capital do Estado, completamente lotado, os comunistas aprovaram a participação de 09 candidatos a Assembléia Legislativa e 02 candidatos a Câmara Federal.

Participaram do evento mais de 300 militantes e delegados de todo o Paraná, além de lideranças do movimento estudantil, sindical, esportivo e outros. Representou o Comitê Central do PCdoB o Secretário Nacional de Mídia, jornalista Altamiro Borges.

Para a eleição majoritária, o PCdoB aprovou que o candidato do Partido no Estado para o Palácio Iguaçu será o candidado de Dilma Rousseff e ainda irá requerer um espaço majoritário nas candidaturas ao Senado Federal. O presidente estadual do Partido, Milton Alves deixa claro: “Apesar da indefinição no quadro das candidaturas majoritárias, continuamos com o mantra do PCdoB: palanque único para Dilma no Paraná.”

PCdoB com Dilma Para o Brasil avançar.

(PCdoB PR)

Brasil vence Chile por 3 a 0 e enfrenta Holanda nas quartas-de-final




A Seleção Brasileira voltou a apresentar um futebol de técnica apurada e espírito coletivo na Copa do Mundo da África do Sul. Nesta segunda-feira, no Estádio Ellis Park, o time superou o Chile com uma atuação que não deixou dúvidas sobre a sua imensa superioridade sobre um adversário que, apesar da luta, não teve como evitar a derrota e a eliminação.

Os 3 a 0 no placar acabaram sendo modestos, mas foi o resultado suficiente para fazer o Brasil avançar, agora nas quartas-de-final, em que terá a Holanda como adversária na sexta-feira, às 16 horas (11 horas de Brasília), em Port Elizabeth, no Nelson Mandela Bay.

A Seleção Brasileira jogou um futebol objetivo, de muita rapidez e soube ser decisiva logo no primeiro tempo.

Contra um adversário que, mesmo tentando atacar, voltava com seus jogadores todos atrás da linha da bola quando a perdia, o Brasil se comportou de maneira inteligente e mais adequada para enfrentar as dificuldades que se apresentavam – toques de primeira, para a frente, objetivos.

Ainda assim, estava difícil superar a bem armada defesa chilena. Os jogadores tentavam os chutes de longe, sem levar perigo, e as cabeçadas em diversas cobranças de escanteio. Até que Juan, zagueiro que tem excelente impulsão e já marcou muitos gols de cabeça na carreira, apareceu para escorar com uma cabeçada certeira e violenta a cobrança precisa feita por Maicon. Era tudo o que o Brasil precisava. Um gol para tirar o Chile da sua postura defensiva e convidá-lo para atacar, na certeza de que os contra-ataques que surgiriam seriam bem aproveitados. Foi o que aconteceu. No primeiro, Luís Fabiano se atrapalhou e não deu seqüência à jogada. Mas no segundo, logo em seguida, o contra-ataque foi mortal. Bola de pé em pé, de Robinho para Kaká, e deste para Luís Fabiano - dessa vez o artilheiro não perdoou, driblando até o goleiro antes do chute final.

No segundo tempo, mesmo com a desvantagem, o Chile não partiu todo para o ataque como se supunha em um jogo decisivo, como é nas oitavas, daqueles que, quem perde, volta para casa.

O time continuou armado em um forte sistema defensivo, e à Seleção Brasileira cabia esperar pelo momento certo de sair para buscar o ataque.

E o momento veio rapidamente. Ramires, que entrou muito bem no time, partiu com a bola dominada, driblando quem aparecia pela frente, até servir Robinho, que não desperdiçou a oportunidade de marcar seu primeiro gol em Copa do Mundo – ele chutou com classe, como que para coroar com perfeição a grande jogada individual de Ramires.
O jogo estava liquidado. Mas o Brasil queria mais. Kaká e Robinho quase marcaram, depois de duas jogadas bem tramadas no ataque, e atrás a defesa segurava com eficiência as tentativas chilenas de reduzir o placar.

Robinho teve ainda um gol anulado - estava impedido -, e a Seleção Brasileira controlava o jogo com a tranqüilidade do time que sabe o que faz em campo. Dunga substituiu Luís Fabiano por Nilmar e Kaká, que levara cartão amarelo, por Kleberson. Gilberto também entrou no lugar de Robinho.

Mas o jogo estava definido. E chegou ao seu final com o resultado que expressou a justiça do que aconteceu no gramado do Ellis Parkc: o Brasil foi superior, tem um time melhor do que o do Chile, e por isso está merecidamente nas quartas-de-final da Copa do Mundo 2010.

Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Ramires, Daniel Alves, Kaka (Kleberson, aos 80), Robinho (Gilberto, aos 74) e Luís Fabiano (Nilmar, aos 75).
Técnico: Dunga
Gols: Juan, aos 34; Luis Fabiano, aos 37; Robinho, aos 59.

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistente nº1: Darren Cann (Inglaterra)
Assistente nº2: Michael Mullarkey (Inglaterra)

(CBF)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil empata com Portugal e termina em primeiro lugar no Grupo G



A Seleção Brasileira empatou com Portugal 0 a 0 no Estádio Moses Mabhida, em Durban e chegou a 7 pontos ganhos, ficando em primeiro lugar no grupo G. Com esse resultado, a Seleção vai enfrentar a segunda colocada do Grupo H na segunda-feira no Estádio Ellis Park as 15h30, em Joanesburgo.

A Delegação Brasileira embarca às 20h00 (15h00 de Brasília) e volta para Joanesburgo.

Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio (C), Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué, aos 44), Daniel Alves, Julio Baptista (Ramires, aos 79), Nilmar e Luís Fabiano (Grafite, aos 85).
Técnico: Dunga

Árbitro: Benito Archundia (México)
Assistente nº1: Hector Vergar (Canadá)
Assistente nº2: Marvin Torrentera (México)

(CBF)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Convenção Eleitoral Estadual do PCdoB neste domingo em Curitiba define Ricardo Gomyde para Deputado Federal


Amigos

Estamos prestes a iniciar mais uma corrida eleitoral. Nas horas boas e nas dificuldades estivemos sempre juntos. Faz anos que estamos lutando do mesmo lado. Acreditando na oportunidade nas eleições para deputado federal e em poder contribuir com uma ótima atuação da Câmara dos Deputados.

Estamos prestes a organizar a Copa do Mundo e a Olimpíada e com Ricardo Gomyde, um deputado voltado à esferas desportivas, muitas frentes se abrirão para o esporte. Nossa caminhada começa nesse domingo às 9 horas na convenção do PCdoB no Hotel Condor (7 de Setembro, 1866) a partir das 8h30. É importante mostrarmos nossa força nesse momento.

Se organizem, chamem seus amigos, os integrantes da entidade a qual você faz parte, produzam faixas, levem suas vuvuzelas, ferramentas de trabalho, enfim, vamos a luta.

Conto com vocês lá.
Ricardo Gomyde

PCdoB com Dilma Para o Brasil avançar.

Jogadores do Brasil fazem a alegria de crianças de Kwamashu, em Durban




Meninos da comunidade Kwakashu, onde a Seleção Brasileira treinou em Durban, tiveram um dia de muita alegria nesta quinta-feira.

Assistiram a primeira parte do treinamento atrás de um gol e, no início, educadamente apenas acenaram de longe para os jogadores.

Estes passaram então a chamá-los para mais perto para cumprimentá-los. Depois os meninos foram parar ainda mais perto ainda, em um dos bancos de reservas, bem à beira do gramado, local em que puderam ver os craques bem de perto.

Os jogadores do Brasil gostaram dos meninos. Eles receberam então uma série de presentes - casaco de Gilberto Silva, de Juan, luvas de Gomes, autógrafos de Kaká e de outros - uma festa para os meninos, de olho brilhando e sorrisos aberto, com a acolhida amistosa que tiveram.

Treino
Desde que a Seleção Brasileira está na África do Sul, foram cinco treinos de dois toques, a prática tradicional de véspera de jogos que são disputados com muita rivalidade pelos jogadores.

Os dois primeiros aconteceram antes dos amistosos contra Zimbábue e Tanzânia - o time de Gilberto Silva e Kaká abriu 2 a 0 na série.

(CBF)

O Assessor do Ministro do Esporte, Ricardo Gomyde profere palestra na Unibrasil sobre Copa do Mundo e Olimpíadas



O assessor do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, esteve nas Faculdades Integradas do Brasil na última terça-feira, 22, quando conversou, nos períodos matutino e noturno, com estudantes de Educação Física. Gomyde falou sobre os preparativos para os grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil – a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – e falou, também sobre políticas do esporte.

Ricardo Gomyde já atuou como deputado federal, vereador de Curitiba e secretário de Esportes do Paraná. Ele vê a Copa do Mundo e as Olimpíadas como períodos de crescimento econômico para o país. “Cria uma nova infraestrutura para o Brasil”, comenta.

Gomyde ressalta que o governo não pode comprometer os recursos da Saúde e da Educação, por exemplo, nos investimentos para estes eventos, mas terá fundos provenientes de suas safras e do recém-descoberto pré-sal. Para Gomyde, não é preciso ficar preocupado com investimentos sigilosos e má gestão do dinheiro público, pois hoje os cidadãos podem acompanhar todos os gastos governamentais pela internet e inclusive, lutarem pela transparência e pela seriedade.

“A Copa do Mundo é uma grande oportunidade de termos um país melhor”, acredita. Ele destaca as perspectivas que se abrem para profissionais de Educação Física no que se refere à gestão do esporte e à gestão do futebol, mais especificamente, tendo-se em vista que a profissionalização está em crescimento.

Segundo Gomyde, os estudantes terão que operar uma nova realidade esportiva que se forma para a Copa do Mundo as Olimpíadas. “Serão abertas aproximadamente 380 mil vagas de emprego permanente com a Copa, onze vezes o números de funcionários da Vale do Rio Doce”, exemplifica.

Estes profissionais atuarão em infraestrutura, turismo e no mundo do esporte, que, conforme destaca Gomyde, serão os mais requisitados. Segundo ele, após o término da Copa de 2010, na África do Sul, a Fifa permite a veiculação de materiais de divulgação sobre a Copa do Mundo de 2014.

Até lá ainda serão realizadas muitas reuniões, pois alguns pontos estão indefinidos. “A Fifa exige oito arenas esportivas, mas o Brasil, que tem uma extensão continental, pretende oferecer 12, mas para isso, é preciso atender aos requisitos de segurança e mobilidade, por exemplo, estabelecidos pela Fifa, que tem mais países membros que a ONU”, destaca Gomyde.

Políticas do esporte
Gomyde apresentou, também, as principais políticas do esporte em vigência, como a Lei 9.615/98, conhecida como Lei Pelé, que institui normas gerais sobre desporto e já sofreu alterações.

Também mencionou a Lei Agnelo/Piva Lei 10.264 de 2001, que estabelece que 2% da arrecadação bruta de todas as loterias federais do país sejam repassados ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Ele destacou a importância da Bolsa Atleta, para que os atletas não deixem de estudar, por exemplo. Também comentou sobre a Lei Nacional de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438 de 2006), que trata de incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo. “No Paraná os recursos captados para a lei são os mais diversos”, comenta o assessor, que estimula os profissionais de Educação Física a formularem projetos de acordo com esta lei para captação de recursos, pois o texto inclui remuneração para o profissional que apresenta o projeto.

O professor das Faculdades Integradas do Brasil, Maurício Delattre, que ministra as disciplinas de Esportes Coletivos, Esportes Ginásticos e Jogos Cooperativos, destaca que a presença de Gomyde esclareceu muitos detalhes sobre a Copa, que tem reunido muitas especulações acerca do assunto.

A coordenadora do curso de Educação Física da UniBrasil, professora Taís Pastre, ressalta que Gomyde tem experiência na área esportiva e trata dos assuntos relacionados ao tema com ideologia, o que fornece para os estudantes, uma visão engajada sobre a necessidade de fomento às políticas do esporte.

Fotos: Criselli Montipó
(Elza Campos)

PCdoB de Londrina realiza conferência e definem Ricardo Gomyde para Federal


O Partido Comunista do Brasil, em Londrina, realizou no último dia 19, sua Conferência Eleitoral Regional para discutir as diretrizes do partido para as próximas eleições em outubro e eleger os delegados para participar da Conferência Estadual.

A conferência será na sede do Sindicato dos Vigilantes, que fica na rua Rio de Janeiro, 211 (esquina com o Calçadão), sala 27. Além de Londrina, estarão representantes do partido nas cidades de Jataizinho, Cambé e Ibiporã.

Entre as diretrizes, os comunistas vão aprovar o nome do assessor do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, como candidato a deputado federal, que estará presente. “O PCdoB em toda a região vai fazer campanha para o camarada Gomyde a deputado Federal”, esclareceu o presidente do PCdoB Londrina, Márcio Sanches.

Em nota encaminhada ao presidente do PCdoB, Márcio Sanches, Ricardo Gomyde, rechaçou a presença do seu nome na lista dos inelegíveis do Tribunal de Contas do Estado, e confirmou que será candidato. “O TCE já me informou que foi erro a inclusão do meu nome. Considero uma situação já revertida. Teremos novidade na segunda-feira”, disse o pré-candidato.

O PCdoB que fechou o seu apoio a candidata Dilma Rousseff do PT na eleição presidencial, defende no Paraná, uma candidatura que fortaleça o nome da candidata do governo Lula no Estado.

(PCdoB/PR)

Seleção Brasileira está em Durban, a cidade do jogo contra Portugal


Depois de uma hora exata de voo, desde o Aeroporto de Lanseria, em Joanesburgo, até o aeroporto de Durban, a Seleção Brasileira chegou à cidade do jogo de sexta-feira contra Portugal, no Estádio Moses Mahbida, às 16 horas (11 horas de Brasília).

Cerca de 20 minutos a mais, no ônibus oficial da FIFA, e a delegação chegou ao Protea Hotel, em Umhlanga Ridge, em frente ao Gateway, o mais moderno e importante shopping da África do Sul, e a cinco minutos da bela praia de Umhlanga.

No shopping Gateway, entre as inúmeras opções de lazer, há uma praia artificial onde as pessoas praticam surfe.

Os jogadores foram recebidos no hotel, onde a delegação ocupa três andares, em clima de Copa do Mundo, com os torcedores gritando os nomes dos jogadores.

(CBF)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ministério do Esporte promove visita de jovens sul-africanos a Casa Brasil em Joanesburgo


Durante a Copa do Mundo da África do Sul 2010, o Ministério do Esporte promove o Programa Juventude, que proporciona a cerca de 600 jovens de projotos sociais do país a oportunidade de visitar a Casa Brasil 2014. A ação tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre a juventude dos dois países.

As visitas são acompanhadas por um guia brasileiro que vive na África. O Brasil é apresentado aos jovens por meio de vertentes como: diversidade cultural e natural brasileira, arte, gastronomia, turismo, modernidade e tecnologia. Além disso, os jovens poderão sentir o Brasil pela interação com as 12 cidades que serão sedes do próximo Mundial e provar as delícias da culinária brasileira.

Ao final da visita, os jovens recebem um kit do Ministério do Esporte com sacola, camiseta, boné e bandeira do Brasil. Os materiais são produzidos pelos programas Pintando a Liberdade e Pintando a Cidadania. Os visitantes também são cadastrados em uma rede social de trocas de informações entre as juventudes sul-africana e brasileira.

Casa Brasil
A Casa Brasil é uma parceria entre os Ministérios do Esporte, do Turismo, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores, Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), o Comitê Organizador Local da Copa Fifa de 2014 no Brasil e as doze cidades sede brasileiras.

O projeto – idealizado pelo arquiteto e cenógrafo brasileiro Gringo Cardia - é um espaço multifuncional com mais de três mil metros quadrados que convida a um passeio pela história do futebol brasileiros, pelas tecnologias inovadoras desenvolvidas no país, artes, música, natureza, arquitetura, gastronomia e a alegria do povo brasileiro.

(Ascom - Ministério do Esporte)

Seleção Brasileira treina no St Stithians College para partida contra Portugal



Antes do treino começar, o técnico Dunga conversou com os jogadores no gramado.

A primeira parte constou de uma sessão de aquecimento, comandada pelos preparadores físicos Paulo Paixão e Fábio Mahseredjian, com pequenos jogos de cinco contra cinco, em que os times se alternavam, em campo reduzido - nesta parte, Julio Cesar, Gomes e Doni se exercitaram com o preparador de goleiros Wendell Ramalho.

Depois, já com a participação dos goleiros, houve jogos em campo reduzido, também de cinco contra cinco, com os jogadores que não atuaram ou não entraram de início contra a Costa do Marfim.

Os jogadores que iniciaram a partida contra Costa do Marfim fizeram corrida aeróbica.

Kaká e Dunga dizem que jogadores se emocionam com mensagens vindas de todos os cantos do Brasil


Kaká é um dos jogadores da Seleção Brasileira que mais recebe mensagens vindas do Brasil e de vários lugares do mundo através das seções Deixe o seu Recado e Correio da Seleção da página especial da Copa do Mundo do site CBF.

As seções Correio da Seleção e Deixe seu Recado são dois instrumentos para você torcedor brasileiro ou de outros países se comunicar com a Seleção Brasileira.

O craque toma conhecimento de todas as mensagens e disse que ele e seus companheiros ficam emocionados com as demonstrações de carinho e apoio do povo brasileiro, principalmente vindas de crianças.

- A gente está vendo todo dia no site e fica muito feliz em saber que as pessoas nos querem bem, que estão torcendo e desejando o melhor para Seleção.

Kaká contou que, no dia do jogo contra a Costa do Marfim, ele e os companheiros viram pela TV no vestiário da Seleção Brasileira no Soccer City imagens que deixaram também todos emocionados.

- Vimos a multidão na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, as pessoas empolgadas, e isso faz muito bem para a gente. Faz com que todos entrem em campo mais motivados ainda.

(CBF)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social é apresentado em Foz do Iguaçu


O Ministério do Esporte apresentou, na última quinta-feira (17), a segunda edição do “Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social”. O evento aconteceu durante o I Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas Integradas de Lazer, Esporte e Educação, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O Prêmio Brasil é uma realização do Ministério do Esporte e tem como objetivo incentivar a produção científica e tecnológica no campo do esporte e do lazer como forma de inclusão social. Em dois anos de existência, ele vem cumprindo o papel de instrumento de consolidação das políticas públicas da área, valorizando o avanço de pesquisas e da produção do conhecimento nesse campo.

Divididas em duas etapas – sendo a primeira de inscrição, seleção e premiação dos trabalhos e a segunda de difusão – as edições do Prêmio Brasil apresentam um caráter bi-anual. Agora, os trabalhos são inscritos, selecionados e premiados em cerimônia realizada no final do ano. Já em 2011, o prêmio segue sua fase de difusão, quando o Ministério do Esporte irá apresentar, por meio de publicações e apresentações em eventos nacionais e internacionais, os trabalhos premiados durante o ano de 2010.

O Prêmio
O Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social está dividido em cinco categorias, sendo três com premiação regional (Dissertação, Tese e Pesquisa Independente; Monografias de Graduação e Especialização; Relatos de Experiência) e duas com premiação nacional (Ensaios e Mídias). A categoria mídias está dividida em telejornalismo, jornalismo impresso, fotojornalismo, webjornalismo e audiovisual educativo.

A premiação oferece R$ 8 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro, em cada categoria. Nas categorias regionais, serão premiados os três melhores trabalhos no Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto e podem ser feitas na página do Ministério do Esporte na internet (www.esporte.gov.br).

Serviço
Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social – 2ª Edição

Categorias:
- Dissertação, Tese e Pesquisa Independente
- Monografias de Graduação
- Relatos de Experiência
- Ensaios
- Mídias

Inscrições e maiores informações:
www.esporte.gov.br

Interaja com os perfis do Prêmio Brasil nas redes sociais. Prêmio Brasil 2010 Facebook, Twitter, Orkut, Fliker e Youtube.

(Ascom – Ministério do Esporte)

Ministro do Esporte visita PELC e obras da Praça da Juventude em Contagem (MG)


O ministro do Esporte, Orlando Silva, cumpre agenda nesta segunda-feira (21), em Contagem, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Acompanhado pela prefeita Marília Campos, o ministro visitará, às 17h, as obras da Praça da Juventude. O empreendimento foi concebido com recursos no valor de R$ 1,5 milhão, disponibilizados pelo Ministério do Esporte.

Logo em seguida, às 17h30, Orlando Silva conhecerá o Parque Tropical, outro instrumento público esportivo realizado em parceria com o Ministério do Esporte. Nele são realizadas as atividades do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Durante a visita estão programadas atividades como apresentação de balé e treinos de vôlei e basquete pelas crianças e adolescentes contemplados.

Serviço:
Ministro do Esporte visita PELC e obras da Praça da Juventude em Contagem (MG)

Visita às obras da Praça da Juventude
Data: 21/06 (segunda feira)
Hora: 17h
Local: Bairro Vale das Amendoeiras

Visita ao PELC no Parque Tropical
Data: 21/06 (segunda feira)
Hora: 17h30
Local: Parque Tropical - Bairro Tropical

Ascom – Ministério do Esporte

Brasil vence Costa do Marfim com futebol arte e competitivo: 3 a 1




Os apressados estão sempre repetindo que a Seleção Brasileira, apesar dos títulos e vitórias que tem colecionado desde agosto de 2006, pratica um futebol sem criatividade, que não representa o legítimo futebol brasileiro.

Como se o técnico Dunga, fiel ao futebol somente de resultados, escalasse e armasse a equipe para ser apenas competitiva e no final vencer, mesmo que isso custasse inibir o talento de nossos jogadores.

Não é assim. Muito ao contrário. Quem convive no dia-a- dia dos treinos, sabe que Dunga estimula, e muito, os jogadores a exercitarem a sua criatividade, que sejam ousados dentro de campo e tentem os dribles sempre que julgar necessário. O que ele prega, sem trégua, é que, para que isso possa ser exibido na prática, é preciso que o time tenha a posse da bola – daí a obstinação com que os jogadores do Brasil se entregam à marcação e à disputa dos lances.

Tudo isso que Dunga pede para o time fazer aconteceu na vitória categórica de 3 a 1 sobre Costa do Marfim neste domingo no Soccer City, o cenário que será também o do jogo final da Copa 2010.

Lucio anulou Drogba e mostrou a raça que o caracteriza. Juan, a classe de sempre. Maicon foi vigor e poder ofensivo novamente reunidos. Felipe Melo e Gilberto Silva, também ao contrário do que se apregoa, tentaram, e com sucesso, os lançamentos longos e objetivos.

Mas o melhor mesmo, o do autêntico futebol brasileiro, estava reservado para o artilheiro que há algum tempo não marcava. Luís Fabiano não só marcou, dois, como o fez em alto estilo. No primeiro, com o chute certeiro que só os grandes finalizadores sabem fazer. O segundo, uma obra-prima. Sem exagero, para os que pensavam que nunca mais na vida veriam um gol a la Pelé em Copas do Mundo, dando lençol dentro da área, Luís Fabiano mostrou que a história pode, sim, se repetir.
Foram três, de cobertura, bola colada aos pés e bem dominada, até o chute final, indefensável – gol de Copa do Mundo!

Teve também o bonito gol de Elano, nascido do espírito coletivo, com troca de passes até a bela jogada de Kaká, a clássica, de linha de fundo e cruzamento preciso – Elano desviou com toque sutil e marcou o seu segundo gol na Copa do Mundo.

Nem o gol de Drogba e os erros grosseiros do juiz, que custaram a expulsão de Kaká, foram capazes de apagar o brilho da vitória brasileira. Que se concretizou com os 3 a 1 no placar e deixou a Seleção classificada antecipadamente para as oitavas-de-final. O jogo da próxima sexta-feira contra Portugal vale o primeiro lugar no grupo.
O Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano (Daniel Alves, aos 67), Kaká (expulso, aos 89), Robinho (Ramires, aos 92) e Luis Fabiano.
Técnico: Dunga

A Costa do Marfim jogou com Barry Boubacar Copa, Guy Demel, Kolo Habib Touré, Didier Zokora, Siaka Tiéné, Emmanuel Eboué, Yaya Touré, Cheick Tioté, Aruna Dindane, Didier Drogba (C), Salomon Kalou
Técnico: Sven-Göran Eriksson

Gols: Luis Fabiano, aos 25 e aos 51; Elano, aos 62; Drogba aos 78.

Árbitro: Stephane Lannoy (França)
Auxiliares: Eric Dansault (França) e Laurent Ugo (França)

(CBF)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Capitão Lúcio agradece estudantes do Segundo Tempo por cartas de incentivo à Seleção Brasileira



No interior paulista, a iniciativa de 18 mil estudantes apaixonados pelo futebol, moradores de 16 cidades, teve o reconhecimento imediato do capitão Lúcio, da seleção brasileira. No último mês, as crianças e adolescentes do Programa Segundo Tempo, da parceira com a Ong/Oscip Pra Frente Brasil enviaram cartinhas e desenhos endereçados a todos os jogadores da seleção, via Correios. Nelas, os torcedores mirins desejaram ao técnico Dunga e aos demais jogadores boa sorte no mundial, seguido de um pedido muito especial: que tragam para nosso país o hexacampeonato.

Em nome de toda a delegação, Lúcio disse que a palavra é de agradecimento e de satisfação. “Com certeza para a gente é uma confiança a mais, uma motivação a mais também, que pessoas de todas as idades estão apoiando a seleção e torcendo. Sem dúvida, a gente deixa um beijo bem grande e a satisfação de servir a seleção", reconheceu o jogador brasiliense.

“Escrevi para o Robinho porque acho que ele é o melhor da seleção”, conta a estudante da 6ª série Jeniffer Laiante Vicente, 13. A aluna, filha de pai vigilante e de mãe comerciária, disse que seu recado para o ídolo é que ele ajude a seleção a ganhar”.

Apesar de acreditar que o atacante Nilmar é o melhor jogador, William Lopes Vogue, 13, remeteu sua carta para a seleção. Torcedor do Internacional – pai e mãe são gaúchos naturais de Canoas e Pelotas -, William disse que escreveu palavras de força. “Pedi para ele que não vacilassem e garantissem o hexa pra gente”,

Rede de solidariedade
O trabalho contou com o empenho de todos os 90 professores e 180 estagiários que atuam nos núcleos da entidade. Em Ourinhos e Itapira, Fernanda Xineider e Diego Soares, por exemplo, ambos coordenadores de núcleo, conduziram as crianças até agêcia para que pudessem concluir seu sonhos de levar uma palavra de incentivo á seus ídolos.

A educadora se emociona ao recordar o momento em que a ação ganhou força. “Em Jaguariúna foram mais de mil cartinhas enviadas. Só em relembrar a inocência de nossos pequeninos, de escrever suas cartinhas, de pedir um autógrafo, camisa ou.chuteira usadas pelos atletas na Copa me emociona bastante”, revela Vacilotto.

O vídeo com a declaração pode ser conferida no blog da CBF.
http://selecaonacopa.com.br/2010/06/11/capitao-lucio-agradece-mensagens-de-incentivo-dos-brasileiros-veja-o-video

(Ascom – Ministério do Esporte)

Seleção Brasileira se prepara para partida contra Costa do Marfim na África do Sul



Robinho, elogiado no jogo contra Coréia, diz que melhor está por vir
Para Nilmar, passada a ansiedade da estréia, Brasil subirá de produção

Robinho e Nilmar foram os jogadores da Seleção Brasileira que participaram da entrevista coletiva desta quinta-feira na sala de imprensa no Hotel The Fairway.

Muito elogiado pela atuação diante da Coréia do Norte, Robinho disse ter certeza de que o melhor que pode apresentar em campo ainda está por vir.
- Joguei bem, ajudei o time, mas tenho consciência de que posso melhorar nas próximas partidas.

Considerado por muitos na melhor fase da carreira, e perguntado se tinha o objetivo de alcançar o topo como o melhor jogador do mundo, Robinho disse que a principal meta é ser campeão do mundo com a Seleção Brasileira na África do Sul.
- Ser o melhor do mundo é um sonho. Mas o principal objetivo é ser campeão com o Brasil.

Nilmar atribuiu as dificuldades encontradas pelo Brasil diante da Coréia do Norte ao forte sistema defensivo do adversário e também à ansiedade natural que cerca toda estréia.
- Só vivenciando um clima de Copa do Mundo para comprovar que a estréia tem um carga de tensão, uma ansiedade que atrapalha, e isso pôde ser visto na maioria dos jogos na primeira rodada, com alguns times que eram favoritos não indo bem. Ainda mais quando, no nosso caso, se enfrenta um time que entra para se defender, como fez a Coréia.

Para os próximos jogos da Seleção Brasileira, Nilmar não tem dúvida de que o comportamento dos adversários será semelhante.
- Contra o Brasil, primeiro, os times se preocupam em não perder. Certamente vão jogar da mesma maneira, priorizando a defesa. Mas a tendência é a Seleção Brasileira subir de produção no decorrer das partidas.

Nilmar espera um jogo muito difícil contra Costa do Marfim, mais ainda do que foi contra a Coréia do Norte.
- Porque eles têm jogadores mais experientes e de melhor qualidade.

(CBF.com.br)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ministério do Esporte lança em Joanesburgo livro sobre história da seleção brasileira de futebol desde 1930


Será lançado hoje, às 18h, na Casa Brasil, em Joanesburgo, África do Sul, o livro Brasil de Todas as Copas (1930-2006), que reúne textos e fotos sobre a trajetória da seleção brasileira nas Copas do Mundo. O Brasil é o único país cujo time nacional participou de todos os mundiais de futebol desde 1930.

O evento contará com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, e do autor do livro, o jornalista Antonio Carlos Napoleão. O lançamento será seguido de show com a banda Moinho, formada pelos músicos Emanuelle Araújo, Lan Lan e Tony Costa.

Serviço:
Livro: Brasil de Todas as Copas (1930-2006)
Exposição Cinco Estrelas - peças referentes aos campeonatos mundiais de futebol: troféus, taças, imagens, camisas oficiais, todas do acervo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Hoje, às 18h, Casa Brasil
The Ballroom, Level 2, Sandton Convention Centre, Maude Street, Sandton, Johannesburg, África do Sul

(Ascom - Ministério do Esporte)

O Ministério do Esporte promove Clínicas de Futebol para crianças em situação de risco em Joanesburgo



O Governo brasileiro, por meio do Ministério do Esporte e do Ministério das Relações Exteriores promoverá em parceria com o Olé Brasil Futebol Clube e a ONG sul-africana Conquest for Life, aulas de futebol para crianças de áreas socialmente vulneráveis de Joanesburgo, durante a Copa do Mundo 2010.

Hoje,no Cecil Payne Sport Complex, foi realizada uma partida amistosa de futebol entre os jovens que participam dos programas da ONG Conquest for Life e um time de brasileiros que vivem em Joanesburgo. Além do jogo, houve apresentações musicais brasileiras e sul-africanas em comemoração ao Dia da Juventude, um dos mais importantes feriados do calendário do país-sede da Copa, em que se celebra a luta contra o regime do apertheide.

Entre os dias 17 e 25 de junho, cerca de 200 crianças selecionadas entre os participantes dos projetos da Conquest for life receberão treinamento básico em fundamentos de futebol de equipe técnica do Olé Brasil, clube com sede em Ribeirão Preto- SP e larga experiência na formação atletas estrangeiros. As atividades da clínica serão desenvolvidas no Cecil Payne Sport Complex e no Eldorado Park, na periferia de Joanesburgo. Programas especiais de treinamento serão desenvolvidos com crianças soropositivas e com deficiência.

O material esportivo será fornecido pelo Ministério do Esporte. As bolas provêm do programa “Pintando a Liberdade”, que emprega detentos na fabricação de material esportivo.

AGENDA
Governo Federal – Olé Brasil FC – Conquest for life
Johannnesburg, June 2010
-15 de Junho 10h
Escolinhas de Futebol com crianças soropositivas
Cecil Payne Sports Complex
-16 de junho – Dia da Juventude 10h – 12h
Escolinhas de Futebol e comemoração do Dia da Juventude
Cecil Payne Sports Complex
-17, 18 e 21 de junho
Escolinhas de futebol de 10 às 12h e de 14 às 16h
Cecil Payne Sports Complex
-22 e 25 de junho
Escolinhas de futebol de 10 às 12h e de 14 às 16h
Eldorado Park

Foto: Olé Brasil
(Asscom - Ministerio do Esporte )

Brasil estreia com vitória na Copa do Mundo da África do Sul 2010




O Brasil estreou com vitória nesta terça-feira, 15 de junho, na Copa do Mundo da África do Sul 2010. Sob intenso frio em Joanesburgo, e diante de um adversário que jogou retrancado e exercendo forte marcação, a Seleção Brasileira derrotou a Coréia do Norte por 2 a 1, no Estádio Ellis Park.

Maicon e Elano marcaram os gols da vitória do Brasil, que lidera o Grupo G, com três pontos ganhos – Portugal e Costa do Marfim, que empataram em 0 a 0, têm um ponto ganho, ficando a Coreia em último, sem pontuar. O Brasil enfrenta agora Costa do Marfim no domingo, no Soccer City, em Joanesburgo, às 20h30 (15h30 de Brasília).

Depois de um primeiro tempo em que não conseguiu superar o forte bloqueio defensivo imposto pelo adversário, a Seleção Brasileira voltou no segundo tempo jogando com mais rapidez e criando com isso os espaços que até então a seleção da Coreia do Norte não permitia.

Com maior movimentação, fazendo os norte-coreanos correrem trás da bola, a Seleção Brasileira fez prevalecer no campo também as suas individualidades. Robinho fez excelente partida: Kaká tomou iniciativa das jogadas, participando ativamente da criação, Elano foi aplicado taticamente e decisivo no gol e o sistema defensivo esteve impecável, só sendo superado no lance do gol – além de Maicon, que foi escolhido pela FIFA o melhor do jogo.

Os gols do Brasil foram resultado do sentido coletivo da equipe e a capacidade de improvisação do jogador brasileiro reunidos.

No primeiro, a bola girou e Elano a fez chegar até Maicon, que arriscou o chute quando o previsível era o cruzamento, enganando completamente o goleiro norte-coreano. No segundo, depois de excelente troca de passes, Robinho serviu com a precisão de um autêntico lançador a Elano, que coroou a jogada com um toque sutil, para marcar.

A Seleção Brasileira sofreu o gol, mas em nenhum momento viu ameaçada a sua merecida vitória e terminou o jogo sob controle. O técnico Dunga ficou satisfeito com a atuação da equipe, sobretudo no segundo tempo.

- No primeiro, não conseguimos sair da marcação, que foi muito bem feita. A Coreia do Norte mostrou que é um time que sabe se defender como poucos. Mas no segundo tempo, o time jogou muito bem e envolveu o adversári0.

O Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio (C), Juan, Michel Bastos, Felipe Melo (Ramires, aos 84) , Gilberto Silva, Elano (Daniel Alves, aos 72), Kaká (Nilmar, aos 77), Robinho e Luis Fabiano.

Técnico: Dunga
Gols: Maicon, aos 55; Elano, aos 71; Ji Yun-Nam, aos 88.

Fotos: Get
(CBF)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Gomyde participa da Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo na África



Com Nelson Mandela presente apenas no telão, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2010 foi marcada pelas danças típicas da África do Sul. Nesta sexta-feira, uma grande festa, que durou 30 minutos e teve como tema "Recebendo o Mundo em Casa", organizou-se no Estádio Soccer City, onde foram exibidos até uma miniatura do estádio e um besouro gigante.

Na cerimônia, era esperada a presença do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Após a morte de sua bisneta, Zenani Mandela, na madrugada desta sexta-feira, ele não se dirigiu ao estádio, porém não deixou de dar o seu recado. Mandela gravou a seguinte mensagem, que apareceu no telão: "a generosidade do espírito humano pode superar todas as adversidades".

Outras figuras políticas importantes, de qualquer forma, acompanharam as movimentações de perto, como o presidente sul-africano, Jacob Zuma, o arcebispo de Johannesburgo, Desmond Tutu, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Também estava na tribuna a atriz sul-africana Charlize Theron, que já havia sido protagonista durante o sorteio dos grupos do Mundial, em 2009.

Dentro do gramado, espaço para estrelas internacionais, como o cantor americano R. Kelly e o argelino Khaled. Eles se revezaram com artistas locais, entre eles o grupo Soweto Spiritual Singers e o trompetista Hugh Masekela.

As equipes participantes da competição foram apresentadas de uma forma bastante peculiar. Cerca de 370 crianças se reuniram e, erguendo bolas laranjas, formaram um mosaico no qual se lia o nome das 32 seleções que estão na África do Sul. Enquanto isso, bandeiras de todas as 208 nações que disputaram as Eliminatórias no mundo todo estavam no entorno do campo.

A originalidade também marcou a apresentação da bola da Copa. Um modelo gigante da controversa Jabulani foi "dominada" por um grande besouro. O inseto é utilizado para combater pragas nos campos do país, daí sua importância e simbolismo.

Uma miniatura do Soccer City - palco que abrigará tanto a abertura da competição, entre África do Sul e México, quanto a decisão marcada para 11 de julho - ainda se destacou no centro do gramado. Os demais estádios do Mundial foram apresentados no telão.

O fato de se tratar da primeira Copa do Mundo realizada em território africano também mereceu uma menção na cerimônia. Entre as evoluções dos artistas, foi montado um enorme mapa-múndi, com a África no centro.

As bandeiras dos países do continente que participarão do evento (Costa do Marfim, Gana, Camarões, Nigéria e Argélia, além dos donos da casa) ainda foram especialmente retratadas, sendo colocadas em uma árvore central enquanto todas as nações participantes eram apresentadas.

Fotos: FIFA
(Assescom)

Técnico Dunga doa material esportivo do Ministério do Esporte a crianças africanas


Há gestos que falam por mil palavras. E quando o assunto envolve os mais variados sentimentos que o esporte desperta, há atitudes que emocionam qualquer expectador. Não poderia ser diferente com o futebol da Copa de 2010. Por isso, o último 3 de maio, data do primeiro treino oficial do Brasil aberto ao público, na África, foi uma data inesquecível, de significado indescritível, para duas crianças sulafricanas.

Os meninos são moradores do bairro de Sowetto, onde fica o Estádio Dobsonville, local dos treinamentos da seleção canarinha. Eles foram prestigiar o treino dos atletas do país do futebol e ali mesmo, ao pisar a grama com nossos craques, foram presenteados com duas bolas e uma bandeira brasileira, por Dunga, num gesto louvável do técnico da seleção pentacampeã do mundo.

Dunga doou a mesma lembrança que lhe fora dada pelo Ministério do Esporte, durante solenidade de despedida realizada no Palácio do Planalto em Brasília. No evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejou boa sorte aos atletas.

Tanto o ex-jogador que foi capitão da seleção que conquistou o tetracampeonato em 1994 na Copa nos Estados Unidos, quanto os demais jogadores, foram presenteados com um kit esportivo. O material foi produzido pelo Pintando a Liberdade, programa de ressocialização de presidiários e jovens assistidos pela Justiça, por meio da confecção desses produtos.

Os itens esportivos dos kits foram confeccionados pela Fundação de Apoio a Menor (Famfs). A entidade parceira do Ministério do Esporte está localizada em Feira de Santana, no interior da Bahia.

(Ascom – Ministério do Esporte)

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Coritiba vence Atlético nos pênaltis e é campeão da Taça BH


Atlético e Coritiba se enfrentaram na tarde desta quinta-feira pela final da Taça Bh de Juniores e o título veio em cobrança de penalidades máximas após um empate por 1 a 1 no tempo normal. O Verdão levou a melhor vencendo por 5 a 4 e conquistando o título da competição. Este foi o primeiro título alviverde da Taça BH.

Atlético começou a partida indo pra cima do Coritiba e não demorou muito para o Furacão abrir o placar. Aos 8 minutos, Bruno Furlan tentou o cruzamento, mas a bola encobriu o goleiro, que nada pode fazer: 1 a 0. Antes disso, rubro-negro levou perigo com Edgar Junio, que exigiu grande defesa do goleiro coxa.

Coritiba tinha muitas dificuldades em marcar o rápido ataque atleticano, que levou perigo novamente aos 11 minutos. Bruno Furlan recebeu dentro da área, fez o giro e bateu para espetacular defesa de Rafael Martins. Primeira boa chance do Alviverde ocorreu aos 17 minutos. Jânio recebeu livre e bateu forte, mas a bola foi por cima do gol. No restante da primeira etapa, Verdão conseguiu equilibrar o jogo, mas não levou real perigo a Leonardo.

Na volta para o segundo tempo, o técnico atleticano Paulinho colocou o zagueiro Diego Petri no lugar do atacante Edgar Junio. Logo aos 5 quase o empate Alviverde. Tatuí mandou uma bomba em cobrança de falta, a bola desviou e passou perto. Coxa passou a pressionar o Atlético, que se fechou para tentar garantir a vantagem.

Aos 19, Danilo, que tinha entrado no lugar de Marcos, acertou uma cotovela em Tatuí e foi expulso de campo. Com um a menos e pressionado pelo Coritiba, o técnico colocou mais um zagueiro em campo. Aos 31 o empate do Verdão. Tatuí cruzou para Andrezinho, que subiu livre para empatar a partida. No último minuto do jogo, Jânio recebeu na área e subiu no terceiro andar mandando muito perto do gol.

(Parana-online)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Atletiba na final da 26ª Taça BH de Futebol Júnior


O Coritiba está na final da 26ª edição da Taça BH de Futebol Júnior, um dos mais importantes torneios nacionais da categoria júnior. Após um empate por 1x1 com o Juventude no tempo normal, os garotos do Verdão demonstraram enorme sangue frio, acertaram todas as cobranças de pênaltis e contaram com uma belíssima defesa do goleiro Rafael Martins para garantir o placar de 5x3 e avançar à final.

Com isso, o Alviverde fará a sua primeira decisão nacional de grandes campeonatos da categoria júnior contra o seu maior rival o Atllético Paranaense.

O Atlético venceu o Cruzeiropelo resultado de 1 a 0 com gol do meia Lucas Sotero, aos 41 minutos do segundo tempo.

Na etapa inicial, prevaleceu a marcação. Com isso, a bola quase não saia do meio-campo. Em uma cobrança de escanteio, aos 15 minutos, o atacante Ramon dominou dentro da área, mas na hora de finalização foi desarmado. A Raposa respondeu com o meia Éber: ele cobrou falta de longe e a bola saiu pela linha de fundo.

(OEstado)

terça-feira, 8 de junho de 2010

O assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, vice-presidente do PCdoB do Paraná, marcou presença no movimento "Paraná que Queremos"


O assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, vice-presidente do PCdoB do Paraná, marcou presença no movimento "Paraná que Queremos", encabeçado pela seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e que pede a moralização da Assembléia Legislativa do Paraná.

"A sociedade paranaense exige representação unificada com seus sentimentos. A classe política que aí está não está fazendo eco com os interesses do nosso estado. É preciso renovação de pessoas e métodos", disse Gomyde.

Várias lideranças deram depoimentos como o presidnete da OAB Paraná, José Lucio Glomb que defendeu o afastamento da mesa diretora da Assembléia Legislativa, o presidente da Força Sindical, Sérgio Butka, que disse que a manifestação só acabará no dia 3 de outubro com a renovação da Assembléia, o o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, o diretor presidente da RPC, Guilherme Cunha Pereira, e o jurista Renê Dotti que lembrou que o deputado é o procurador do povo e não pode trair o mandato. "Quero fazer um apelo aos deputados que estão me ouvindo e que ainda possam merecer nosso voto. Não fiquem em silêncio. O silêncio é cumplicidade. Digam ao presidente que renunciem", disse o jurista.

O movimento reuniu cerca de 3 mil pessoas na Rua XV de Novembro entre estudantes, sindicalistas e a população em geral que demonstrava sua indignação com as denúncias realizadas pela RPC e Gazeta do Povo.

(Assescom)

Comitê de Responsabilidade da Copa 2014 apresenta investimentos em portos e aeroportos


O Comitê de Responsabilidade da Copa 2014 realizou a segunda reunião com os representantes das 12 cidades-sede, na tarde desta segunda-feira (07/06) em Brasília, para tratar dos investimentos necessários nos portos e aeroportos envolvidos no Mundial de Futebol no Brasil. O primeiro ponto a ser apresentado foram os investimentos em aeroportos, previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre 2011 e 2014, da ordem de R$ 5,4 bilhões nos 16 aeroportos, das 12 capitais que sediarão os jogos.

Estiveram presentes na reunião o ministro do Esporte, Orlando Silva, a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, o assessor especial de Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Reis, os representantes das 12 cidades-sede, o Grupo Executivo do GCOPA – Comitê Gestor da Copa 2014, coordenado pelo Ministério do Esporte, e representantes da Infraero e da Secretaria Especial de Portos.

O segundo ponto apresentado ao comitê foram os investimentos referentes aos portos. O diretor do Departamento de Revitalização e Modernização Portuária, Antônio Maurício Ferreira Netto, apresentou o projeto que pretende revitalizar os portos de Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro e Santos, com investimento de cerca de R$ 740,7 milhões. “Os portos terão um papel importante para atender à demanda do turismo, principalmente, oferecendo leitos em navios de cruzeiros, para complementar os leitos de hotéis nessas cidades. Tivemos um crescimento de 374 mil passageiros nos últimos cinco anos. Tivemos o aumento de 367% de números de escalas no Brasil e o aumento de 265% nos empregos diretos e indiretos gerados pelo turismo nessa área. Acredito que a Copa é uma oportunidade grande para esse setor”, acrescentou.

Foi apresentado também ao Comitê o estudo de impacto econômico encomendado pelo Ministério do Esporte, que indica que entre os anos de 2010 e 2019 a Copa do Mundo de Futebol vai agregar R$ 183,2 bilhões à economia brasileira.

Foto: Francisco Medeiros
(Ascom – Ministério do Esporte)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ministro do Esporte se reúne com Comitê de Responsabilidade da Copa 2014


O ministro do Esporte, Orlando Silva, se reúne nesta segunda-feira (07/06), às 15h, com interlocutores do Comitê de Responsabilidade Copa 2014. Na pauta do encontro está o plano de investimentos em portos e aeroportos, Câmaras Temáticas e Sistema de Monitoramento, garantias governamentais do Governo Federal, ações de promoção (Casa Brasil) e o estudo sobre os impactos econômicos da Copa 2014 no Brasil.

Além do ministro, o encontro contará com a presença da subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior,do assessor especial para o Futebol do Ministério do Esporte, Alcino Reis, de representantes das 12 cidades-sede, Grupo Executivo do GCOPA – Comitê Gestor da Copa 2014, coordenado pelo Ministério do Esporte, representantes da Infraero e da Secretaria Especial de Portos.

Serviço
Encontro de interlocutores do Comitê de Responsabilidade Copa 2014
Data: 07/06/2010
Hora: 15h
Local: SEPN 511 - Bloco A - Edifício Bittar II, 4ª Andar, Auditório - Asa Norte.

(Assecom - Ministério do Esporte)

Gomyde oficializa na OAB seu apoio ao movimento “O Paraná que queremos”


O assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, vice-presidente do PCdoB do Paraná, pediu nesta terça-feira (1) o imediato afastamento da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Paraná.

Integrantes da mesa da Assembleia são apontados como sendo responsáveis pela edição dos diários secretos, uso de laranjas para desviar recursos públicos e contratação de funcionários fantasmas.

Ricardo Gomyde foi hoje à tarde à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seção Paraná, registrar oficialmente o apoio dele ao movimento “O Paraná que queremos”.

Ex-deputado federal e ex-vereador de Curitiba, Ricardo Gomyde foi recebido pelo presidente OAB, José Lúcio Glomb, que afirmou que o órgão está planejando um ato pacífico e forte para manifestar a indignação de toda a sociedade.

Glomb se refere ao ato político que acontecerá no próximo dia 8 de junho, às 18 horas, na Boca Maldita, em Curitiba.

(Assescom)

Ministro participa da abertura da III Conferência Nacional do Esporte


O ministro do Esporte, Orlando Silva, participa nesta quinta-feira (03/06), às 14h, da abertura oficial da III Conferência Nacional do Esporte (III CNE), que será realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília. Orlando Silva participa juntamente com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Samuel Pinheiro Guimarães, da palestra Magna “Plano Decenal de Esporte e lazer e o Desenvolvimento Nacional.

Com o tema “Plano Decenal do Esporte e Lazer: 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”, a III CNE pretende definir as linhas estratégicas prioritárias do esporte e do lazer na próxima década. Com o objetivo de projetar o país entre as dez principais nações olímpicas do mundo, a mobilização contou com a participação de mais de 200 mil pessoas de todo o Brasil.

Foram realizadas 440 etapas municipais, 350 regionais e 650 etapas livres em sete meses de mobilização nos 26 estados e no Distrito Federal. Já a etapa nacional contará com a participação de 1,5 mil pessoas, entre elas, 1.030 delegados eleitos nas etapas estaduais. Nos quatro dias de conferência os delegados debaterão as propostas que irão compor o Plano Decenal de Esporte e Lazer.

O Ministério do Esporte executou duas bem sucedidas edições da Conferência Nacional do Esporte, em 2004 e 2006, que conferiu resultados importantes como a definição da Política Nacional do Esporte (2005), as bases do Sistema Nacional de Esporte e Lazer e a conquista da Lei de Incentivo ao Esporte. As conferências tiveram também um papel de ampliar a capacidade administrativa e operacional das ações institucionais do Ministério do Esporte.

A Conferência Nacional do Esporte é o convite do Ministério do Esporte à sociedade brasileira para debater os rumos das políticas públicas de esporte e lazer para o país. O governo federal pretende consolidar o esporte e o lazer como políticas de Estado que, além de fomentar a cadeia produtiva do esporte, possibilitarão novas oportunidades de trabalho e renda e aumentarão a capacidade do país para realizar grandes eventos esportivos. Esse conjunto de fatores torna a política do esporte estratégica para o desenvolvimento do país, que pretende ser a quinta potência econômica em 2016.

Serviço:
Evento: Abertura da III Conferência Nacional do Esporte
Horário: 14H
Data: 03 de junho.
Local: Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Lote 1, Conjunto A, Brasília

(Ascom - Ministério do Esporte)