sexta-feira, 7 de maio de 2010

Política brasileira de esporte recreativo é destaque no Mercosul


A Política Nacional de Esporte Recreativo e de Lazer desenvolvida pelo Ministério do Esporte vem ganhando cada vez mais destaque no cenário internacional. Após reunião na Argentina, no fim do mês de abril, o ministério foi convidado a discutir políticas internacionais para o setor durante a realização do “V Foro Mercosur Latinoamericano de Democratización de Desporte, la Educación Física y la Recreación”, que integra a programação da Cúpula Social do Mercosul. O evento será realizado de 26 e 28 de junho, na Província Del Chaco, na Argentina.

De acordo com diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Esporte do ministério, Leila Mirtes de Magalhães Pinto, o espaço representa uma oportunidade para o aprimoramento do intercâmbio de experiências entre os países que integram o grupo do Mercosul e da América Latina. “A expectativa de participação do governo brasileiro é muito grande. Será um momento formidável para integração entre os participantes e para trocas de experiências”, disse a representante da pasta na reunião.

Participaram do encontro preparatório cerca de 60 pessoas, entre representantes de governo, universidades, pesquisadores, entidades esportivas de educação física do Brasil, Argentina e Uruguai, além do embaixador argentino, Oscar Laborde. Leila Mirtes ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo governo brasileiro foi destacado pelos presentes, especialmente pela democratização e intersetorialidade da política nacional de esporte e lazer, bem como da política do governo de modo geral.

“Essa reunião teve um caráter institucional e serviu como preparação para o V Fórum. A participação dos representantes dos governos e da sociedade foi muito significativa, principalmente da Argentina, que esteve presente com metade das suas províncias - 12, ao todo. Agora, estamos nos preparando para o encontro, quando teremos a oportunidade de ampliar o debate sobre a política de esporte recreativo e de lazer do país”, completou diretora.

(Ascom – Ministério do Esporte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário