quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bolsistas lutam por vaga em competições internacionais no Troféu Maria Lenk


A natação brasileira está reunida na cidade de Santos, em São Paulo, durante o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, mais conhecido como Troféu Maria Lenk 2010. Com 434 nadadores inscritos, a disputa conta com a participação de 20 atletas beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. O Troféu será disputado até o próximo domingo (09/05) e serve como seletiva para as competições internacionais Pan-Pacific e Torneio das Quatro Nações de Natação.

Para a bolsista da categoria Olímpica/Paraolímpica, Michelle Lenhardt, o objetivo é garantir uma vaga no campeonato Pan-Pacific. “A minha meta é me posicionar no pódio. Pretendo pontuar o máximo possível para acumular pontos para a vitória do meu clube”, diz.

Segundo o nadador bolsista da categoria Nacional, Guilherme Roth, a sua meta é se classificar para uma das duas competições internacionais, para garantir uma vaga no Mundial. Roth acrescenta que o programa do Ministério do Esporte é primordial na sua preparação. “A bolsa é essencial para complementar a minha renda. Principalmente, com as despesas de transporte, para as competições, e para a compra de suplementos que auxiliam no meu desempenho nas piscinas”.

A pontuação do campeonato levará em conta também os pontos obtidos no ano passado. Ao final da competição serão formadas duas equipes. A primeira vai para o Campeonato Pan-Pacific, em Irvine, nos EUA, de 18 a 23 de agosto.

A segunda equipe será formada pelos 28 melhores índices técnicos que irão para a primeira edição do Torneio das Quatro Nações, que reunirá nadadores da Austrália, Brasil, Canadá e França, nos dias 5 e 6 de agosto, em Victoria, no Canadá. Os dois campeonatos internacionais de natação servem como seletivas para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, em 2011.

Conheça mais o programa de financiamento de atletas de alto rendimento do Ministério do Esporte:
http://portal.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/

Foto: Satiro Sodre/ CBDA
(Ascom – Ministério do Esporte)

Um comentário: