sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Especialistas sugerem "troca de dívida" para sair do vermelho

O começo do ano é hora de organizar as finanças. Além de janeiro ser um bom mês para fazer mudanças nos gastos, muitas pessoas acabam se endividando no período, afundadas em despesas como o IPVA, material escolar e o reajuste das mensalidades.

Para começar, é preciso quitar as dívidas pendentes e evitar que os débitos cresçam com os juros do cheque especial, que é um dos mais altos entre os cobrados pelos bancos. Assim, os especialistas afirmam que é melhor pegar um empréstimo com juros menores, como o consignado, por exemplo, do que deixar a dívida aumentar no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito.

"O primeiro aspecto é saber quanto você tem de dívida e quanto paga de juros. Se está no cheque especial, isso acaba tirando sua capacidade de saldá-la. Então, nesse caso, é melhor trocar juros mais caros por juros baratos, como o consignado [com taxas de cerca de 2% ao mês], e pagar a dívida cara", afirma Mauro Calil, professor e educador financeiro. Ele ressalta, porém, que é preciso arcar com as parcelas do empréstimo.
(fonte: Folha Online )

Nenhum comentário:

Postar um comentário