quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Brasil terá atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver


O Brasil obteve a classificação de cinco atletas, em três modalidades, para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010

Após a realização das seletivas internacionais, o Brasil obteve a classificação de cinco atletas, em três modalidades, para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010: Jhonatan Longhi e Maya Harrison (esqui alpino); Leandro Ribela e Jaqueline Mourão (esqui cross country); e Isabel Clark (snowboard).

Isabel Clark (foto) foi a nona colocada na prova de snowboard cross na última edição dos Jogos, em Turim 2006, o melhor resultado brasileiro em Jogos de Inverno.

A equipe feminina de bobsled formada por Fabiana Santos e Daniela Ribeiro se qualificou para uma possível realocação de vagas. A dupla brasileira ficou a três posições da classificação pelo ranking final da Federação Internacional de Bobsled e Tobogã. Caso ocorram três desistências, entre as vinte equipes classificadas, a dupla brasileira conquista o direito de participar dos Jogos Olímpicos de Vancouver, que serão realizados de 12 a 28 de fevereiro, no Canadá. Caso a realocação aconteça, esta seria a primeira participação de mulheres brasileiras no bobsled olímpico.

A primeira participação do Brasil em Jogos Olímpicos de Inverno foi em Albertville-92, com sete atletas. Depois disso, o Brasil participou dos Jogos Olímpicos de Lillehammer-94 (um atleta); Nagano-98 (um atleta); Salt Lake City-02 (dez atletas); e Turin-06 (nove atletas).

O COB, em conjunto com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), implementou projeto de preparação baseado nas ciências do esporte com o atleta Jhonatan Longhi. O esquiador passou por uma série de exames nas seguintes áreas: fisiologia, nutrição, bioquímica e biomecânica. Após a realização dos exames laboratoriais, foi feito um planejamento de treinamento onde foram determinadas as carências que foram atacadas na preparação física do atleta.

Datas da participação brasileira em Vancouver 2010:
- Leandro Ribela - Cross Country - 15km F - dia 15/02
- Jaqueline Mourão - Cross Country - 10km F - dia 15/02
- Isabel Clark - Snowboard - SBX - dia 16/02
- Jhonatan Longhi - Esqui Alpino - Slalom Gigante dia 21/02 e Slalom dia 27/02
- Maya Harrisson - Esqui Alpino - Slalom Gigante dia 24/02 e Slalom dia 26/02

(Ativo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário