quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Correr descalço


Correr descalço, a princípio, pode parecer uma ideia um pouco maluca. Porém, após uma pesquisa realizada pelo corredor e biólogo de Harvard Daniel Lieberman, a ciência descobriu que praticar o esporte com os pés sem tênis é algo natural do ser humano, e, além disso, pode trazer até benefícios.

Segundo Lieberman, que teve sua pesquisa publicada na revista científica Nature, correr descalço pode ser melhor para os pés, e produz muito menos estresse de impacto na comparação com calçados de corrida.

Na foto Abebe Bikila campeão Olímpico em Roma, 1960.

Porém, não vá pensando em jogar fora seu tênis da noite para o dia. A pesquisa aponta que o benefício de correr descalço só é válido para quem já está acostumado a correr desde pequeno sem proteção nos pés, já que a forma que o pé atinge o solo é diferente.

Pessoas que sempre correram descalças tendem a pisar mais na parte frontal ou no meio do pé enquanto correm. Já quem sempre correu com calçados geralmente tocam o solo primeiro com os calcanhares.

O estudo examinou o estresse nos pés de diferentes atletas e o resultado é que corredores que usam tênis de corrida atingem o solo com a massa da perna toda, ou cerca de 7% do corpo, mais de três vezes o impacto de um corredor que está sem tênis.

"É realmente o jeito de atingir o solo. Quando você pisa, um pouco do seu corpo para de repente", disse o cientista. Para corredores que usam tênis com sistema de amortecimento, "é literalmente como se alguém desse uma martelada no seu calcanhar". O estilo de corrida dos descalços é "mais ou menos livre de colisões".

(02 por minuto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário