sábado, 8 de janeiro de 2011
Ministério lança logomarca dos Jogos Olímpicos de 2016
Na noite do dia 31 de dezembro, poucas horas antes da queima de fogos da virada do ano na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 apresentou a logomarca dos Jogos Olímpicos de 2016, selecionada depois de um processo de cinco meses.
Para Jeanine Pires, assessora do Ministério do Esporte que, à época, como presidente da Embratur, participou da comissão julgadora, a logomarca “reflete a cultura brasileira e carioca, e contém valores importantes para o Brasil como diversidade, harmonia, natureza e o espírito olímpico”. Jeanine ressalta que, “ao mesmo tempo que expressa esses conceitos que representam o povo e a cultura do país, a marca apresenta elemento de modernidade e tecnologia”.
O Comitê Rio 2016 explica que “A marca traduz, com inspiração, o espírito olímpico e os atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, seus sentimentos e aspirações. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam – um movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.”
A gerente de marcas do Comitê Organizador, Beth Lula, destaca que o emblema “é a personificação das nossas mensagens”, referindo-se às ideias que permeiam o projeto olímpico do Rio de Janeiro desde a fase de candidatura: de retratar a cultura local sem estereótipos, com o jeito apaixonante do carioca, peculiar mas ao mesmo tempo com uma linguagem global e inovadora para manter-se atual até 2016; a oportunidade de representar o Brasil no mundo; alinhada aos valores olímpicos; paixão e transformação da cidade e do país; diversidade harmônica; energia contagiante; natureza exuberante do Rio; e espírito olímpico.
A marca foi apresentada ao público em quatro telões na areia de Copacabana: um LED gigante de 154m² e três infláveis, posicionados ao longo da orla. A reação do público foi imediata, com aplausos de aprovação. De um mirante posicionado sobre a areia de frente para o telão de LED estavam o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge; a presidente da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Rio 2016, Nawal El Moutawakel; o diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, o prefeito Eduardo Paes, e o presidente do Rio 2016, Carlos Artur Nuzman.
Além do reconhecimento internacional, a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá exposição máxima pelos próximos seis anos, e será eternizada nas futuras imagens dos Jogos Rio 2016, transmitidas a bilhões de espectadores em todo o mundo. Jeanine explica que “A logomarca será usada em ações promocionais no exterior que irão agregar ainda maior valor à imagem do Brasil no mundo.”
Logomarca paraolímpica
A logo dos Jogos Paraolímpicos de 2016 será escolhida em outro processo e lançada em outro momento, uma vez que o evento tem características próprias, com esportes distintos, regras específicas e instalações adequadas para esportes praticados por atletas com deficiência. Os Jogos Paraolímpicos têm palco e público próprios e, assim, também têm logomarca própria e ocasião especial para seu lançamento.
Ministério do Esporte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário